Kamala busca engajar Geração Z com comício inspirado na cantora Charli XCX

Evento da candidata democrata busca angariar votos de eleitores abaixo de 30 anos em um momento em que ela precisa levar diferentes grupos às urnas na disputa contra Trump

Kamala Harris
Por Akayla Gardner
17 de Outubro, 2024 | 04:19 PM

Bloomberg — Kamala Harris começou a promover um comício com um “convidado musical surpresa”. A iniciativa foi pensada para engajar jovens apoiadores de até 29 anos em um momento em que a candidata democrata precisa levar eleitores que normalmente não vão tanto às urnas.

A campanha de Kamala tem veiculado anúncios no Instagram em que pede aos apoiadores que se inscrevam para ganhar ingressos gratuitos para o show programado para a última semana antes do dia da eleição, em 5 de novembro.

O anúncio do show do comício da candidata usa o estilo de fonte e a típica cor verde limão do álbum da artista Charli XCX, o que leva a entender que a cantora britânica poderia fazer parte da programação musical. A campanha, porém, não quis dar mais detalhes sobre o evento ou confirmou a presença da cantora.

Leia mais: Trump diz que, eleito, deveria ter influência sobre juro: ‘já ganhei muito dinheiro’

PUBLICIDADE

Charli XCX postou no X recentemente que “kamala IS brat”, um termo que ela criou para mulheres ousadas e sem remorso.

A campanha adotou justamente essa estética do álbum da cantora pop e adotou os memes aprovados pela Geração Z como uma forma de motivar os eleitores mais jovens que encontraram certa resistência na chapa democrata quando o presidente Joe Biden ainda estava na disputa.

A campanha de Harris precisa de um forte comparecimento às urnas dos eleitores jovens, grupo em que ela tem 31 pontos de vantagem sobre Donald Trump, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Política da Harvard Kennedy School que entrevistou jovens de 18 a 29 anos.

Eleitores democrata usam camiseta 'kamala is Brat', durante evento em Upper Marlboro, no estado de Maryland, em agosto de 2024 (Foto: Aaron Schwartz/Bloomberg)

Trump, por sua vez, tem conseguido o apoio de alguns grupos que tradicionalmente apoiam os democratas, incluindo homens negros e latinos. Com a disputa essencialmente empatada, quem comparecer para votar provavelmente será decisivo para o resultado final do pleito americano.

Shows são a mais recente tentativa dos democratas de se apoiar no endosso de celebridades para estimular os eleitores e impulsionar a cobertura da mídia.

A apresentadora Oprah Winfrey fez uma aparição surpresa na Convenção Nacional Democrata, enquanto a cantora Taylor Swift endossou a democrata momentos depois do debate de setembro, no qual as pesquisas e os especialistas apontaram que Harris superou Trump.

Leia mais: O que disseram Trump e Kamala sobre tarifas comerciais, energia e outros temas

PUBLICIDADE

Harris acumula uma longa lista de apoios de cantores e atores, desde as icônicas estrelas pop Billie Eilish, Olivia Rodrigo e Cardi B até os músicos de rock de longa data Bruce Springsteen e Neil Young.

Uma celebridade que ainda não endossou publicamente a democrata é Beyoncé. Apesar disso, a equipe da artista concedeu permissão à campanha de Harris para usar sua música, que se tornou um hino nos comícios de Harris.

Durante a Convenção Nacional Democrata, surgiram rumores de que Beyoncé poderia se apresentar no evento, mas isso não aconteceu.

Nos anúncios que promovem o evento, Harris enfatiza seu amor pela música, dizendo que os shows em comícios reúnem “duas coisas que eu amo: música e votação”.

Em uma mensagem de texto, o candidato a vice-presidente Tim Walz, governador de Minnesota, disse: “Devo manter a boca fechada sobre quem vai se apresentar”.

O vencedor do sorteio da campanha de Harris terá suas despesas de viagem e hotel cobertas pelo Harris Victory Fund, com um valor aproximado de até US$5.000. O prazo para inscrições é 29 de outubro.

Veja mais em Bloomberg.com