Bloomberg — A Índia oferecerá opções à Rússia para investir os bilhões de rúpias que acumulou para exportações, anunciou o Ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, neste domingo (10) em Nova Deli.
“Nossos amigos indianos disseram que propõem áreas promissoras que podem ser investidas”, disse Lavrov a jornalistas, citando conversas com o ministro de mesmo cargo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, em Jacarta, Indonésia, à margem da cúpula da Ásia Oriental e antes de sua chegada à Índia. “Nossos governos estão discutindo como usar e investir esses fundos para benefício mútuo”.
Lavrov não forneceu mais detalhes.
O ministro russo também afirmou que os contratos de armas russos com a Índia continuam em vigor, apesar das dificuldades nos pagamentos causadas pelas sanções impostas pelos EUA e seus aliados devido à invasão militar da Ucrânia pela Rússia em fevereiro do ano passado.
A Rússia emergiu como um dos principais fornecedores de petróleo para a Índia, liderada por Narendra Modi, no último ano, liquidando uma parcela maior do comércio em moedas nacionais e redirecionando os embarques para o leste, uma vez que os clientes tradicionais na Europa evitaram as compras após a guerra iniciada pelo presidente Vladimir Putin.
Mas, com as importações da Índia estagnadas, a Rússia acaba com um excesso de rúpias, que suas empresas têm dificuldade em repatriar devido às restrições cambiais locais.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Críticas de instituto chinês à cúpula do G20 expõem aumento de tensões com Índia