Howard Marks vê semelhanças entre as tarifas de Trump e o Brexit

‘Considero os desenvolvimentos tarifários até agora como o que os fãs de futebol chamam de gol contra”a a clientes, escreveu o cofundador da Oaktree em uma nota

As políticas tarifárias de Donald Trump têm o potencial de ser o maior evento econômico de nossas vidas, de acordo com Howard Marks, da Oaktree
Por Neil Callanan
10 de Abril, 2025 | 08:22 AM

Bloomberg — As políticas tarifárias de Donald Trump têm o potencial de ser o maior evento econômico de nossas vidas, disse Howard Marks, cofundador da Oaktree Capital, que alertou que revertê-las ainda pode ter consequências.

“Considero os desenvolvimentos tarifários até agora como o que os fãs de futebol chamam de gol contra”, escreveu ele em uma nota na quarta-feira. “Eles são altamente análogos ao Brexit, e sabemos como foi o resultado”.

PUBLICIDADE

“O Brexit custou muito caro aos britânicos em termos de PIB, moral e alianças, e prejudicou sua reputação de governança e estabilidade. Todos esses danos foram autoinfligidos”.

Leia também: Oaktree, de Howard Marks, prevê boom de captação de recursos no Brasil

O presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu a maior parte das tarifas por 90 dias, cujo risco provocou turbulência nos mercados financeiros, e aumentou as tarifas sobre a China para 125%.

PUBLICIDADE

Se as políticas mais amplas forem implementadas, é provável que a economia dos EUA sofra uma recessão mais rápida do que seria o caso, bem como uma inflação mais alta e um “grande deslocamento”, disse Marks.

Isso se deve ao fato de que as implicações negativas surgem quase que imediatamente e quaisquer ganhos só ocorrem no longo prazo, acrescentou.

“Mesmo que as tarifas sejam totalmente revertidas, é improvável que as outras nações ignorem esse incidente e concluam que não têm nada com que se preocupar em termos de relações com os EUA”, escreveu ele no memorando intitulado Nobody Knows (Yet Again).

PUBLICIDADE

A introdução do programa de tarifas terá impactos "totalmente imprevisíveis" sobre as economias, disse ele.

"Os eventos da semana passada nos lembram os eventos de 2008 e a Crise Financeira Global que eles produziram. Todas as normas foram derrubadas", disse ele. "A forma como o comércio mundial tem operado nos últimos 80 anos pode ser de pouca relevância para o futuro."

Veja mais em bloomberg.com