Larry Summers alerta que tarifas podem gerar 2 milhões de desempregados nos EUA

Para o ex-secretário do Tesouro, os Estados Unidos estão caminhando para uma recessão por causa dos aumentos de tarifas do governo Trump.

“É muito provável que, no contexto de uma recessão, vejamos os mercados atingirem níveis significativamente abaixo do atual”, disse Lawrence Summers (Foto: Jose A. Alvarado Jr/Bloomberg)
Por Christopher Anstey
08 de Abril, 2025 | 02:52 PM

Bloomberg — O ex-secretário do Tesouro, Lawrence Summers, alertou que os EUA provavelmente estão caminhando para uma recessão, com a possibilidade de 2 milhões de americanos ficarem desempregados, graças aos aumentos de tarifas que estão em andamento.

“É mais provável que tenhamos uma recessão e, no contexto de uma recessão, veremos mais 2 milhões de pessoas desempregadas”, disse Summers no programa da Bloomberg Television com David Westin. “Veremos perdas na renda familiar” de US$ 5.000 por família ou mais, disse ele.

PUBLICIDADE

Leia também: Ken Griffin se une a titãs de Wall St e condena tarifas: ‘grande erro político’

Haverá “escolhas muito importantes nas próximas semanas” com relação aos planos tarifários do presidente Donald Trump que excedem até mesmo os de 1930 que “tornaram a grande depressão”, disse Summers, professor da Universidade de Harvard e colaborador pago da Bloomberg TV. Seria sensato “recuar em relação às políticas que foram anunciadas”, disse ele.

Os mercados financeiros estão enviando um sinal claro sobre os danos das tarifas, disse Summers, destacando que as ações têm subido com qualquer manchete que sugira alívio, e despencado com notícias que sugerem que as taxas serão mantidas.

PUBLICIDADE

“É muito provável que, no contexto de uma recessão, vejamos os mercados atingirem níveis significativamente abaixo do atual”, disse Summers.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Trump faz negociações de última hora por tarifas, mas planeja taxar a China em 104%