Bloomberg — Os preços pagos aos produtores nos Estados Unidos subiram mais do que o previsto em setembro, impulsionados pelos custos mais altos de energia que continuam a dificultar o caminho em direção a uma inflação sustentavelmente mais baixa.
O índice de preços ao produtor para a demanda final avançou 0,5% em relação ao mês anterior, de acordo com o departamento de estatísticas do país. O custo da gasolina aumentou 5,4%. Excluindo itens mais voláteis, como alimentos e energia, o PPI subiu 0,3%.
Em relação ao ano anterior, o indicador geral avançou 2,2%.
Os preços das mercadorias subiram devido à energia e ao maior avanço nos custos de alimentos em quase um ano. No entanto, excluindo esses componentes, eles subiram 0,1%. Os custos de serviços aumentaram 0,3%, liderados por serviços financeiros.
Um aumento nos preços do petróleo - que atingiram o nível mais alto em mais de um ano em setembro - ameaça meses de progresso no controle da inflação dos produtores.
Embora os preços do petróleo tenham diminuído nas últimas semanas devido a preocupações com a demanda, o conflito em Israel ameaça manter os custos elevados.
-- Com a colaboração de Chris Middleton e Reade Pickert.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Exxon fecha acordo para comprar empresa de xisto por US$ 60 bi e dominar indústria
©2023 Bloomberg L.P.