EUA criam 143 mil vagas em janeiro, abaixo do esperado pelo mercado

Números de geração de empregos de novembro e dezembro, por outro lado, foram revisados para cima, o que mostra o desafio de interpretar o estágio atual da maior economia do mundo

Economia americana continua a gerar mais de 100 mil novos empregos por mês, a despeito dos juros elevados
07 de Fevereiro, 2025 | 11:15 AM

Bloomberg Línea — A economia americana deu sinais de moderação do mercado de trabalho em janeiro, com a criação de 143 mil vagas, abaixo do estimado pelo consenso de Wall Street segundo a Bloomberg.

A expectativa para o payroll apontava para a criação de 175 mil novas vagas no mês passado, após avanços superiores a 200.000 nos dois meses anteriores — o que refletiu em parte a recuperação após dois furacões severos em 2024.

PUBLICIDADE

A taxa de desemprego caiu para 4,0%, enquanto as horas trabalhadas subiu 0,5% em janeiro versus dezembro de 2024 e 4,1% em 12 meses, de acordo com os dados do Bureau of Labor Statistics.

Na média mensal de 2024, a economia dos Estados Unidos criou 166 mil vagas.

Leia mais: Powell diz que o Fed não precisa ter pressa para reduzir as taxas de juros

PUBLICIDADE

Nos minutos depois da divulgação, os futuros dos principais índices de ações em Nova York operavam com leves ganhos.

Os dados servem de subsídio para a tomada de decisão dos diretores do Federal Reserve, que na reunião da semana passada, a primeira do ano e desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA, decidiram por unanimidade manter inalteradas as taxas de juros, após três cortes seguidos.

Por outro lado, os números de criação de postos de trabalho em novembro e dezembro foram revisados para cima, o que sinaliza a força da mercado de trabalho a despeito das taxas de juros elevadas: de 212 mil para 261 mil em novembro, e de 256 mil para 307 mil em dezembro.

PUBLICIDADE

Wall Street estava atenta a uma revisão do crescimento do emprego nos 12 meses até março passado - a correção pode apontar para um mercado de trabalho que tem esfriado gradualmente. Houve uma revisão para 589 mil postos de trabalho a menos, uma alteração que estava sob análise de especialistas.

“O mercado de ações, que precisa de um impulso após uma temporada de resultados trimestrais decente, mas morna, pode subir caso o mercado de trabalho mostre sinais de arrefecimento”, disse Florian Ielpo, chefe de pesquisa macroeconômica na Lombard Odier Investment Managers. Ele acrescentou que um aumento na contratação, por outro lado, poderia reacender preocupações com a inflação.

- Com informações da Bloomberg News.