Espanha quer 100% de imposto em venda de casas a estrangeiros, em onda protecionista

Para combater a inflação imobiliária, governo tentará limitar o número de imóveis vendidas a pessoas de outros países

Por

Bloomberg — O governo da Espanha vai tentar limitar o número de casas vendidas a estrangeiros com o aumento significativo dos impostos que eles pagam.

Para isso, o governo tentará criar um novo imposto que cobrará dos compradores estrangeiros o equivalente ao preço total da casa que estão adquirindo, dobrando o valor total pago, anunciou o primeiro-ministro Pedro Sanchez em um evento em Madri na segunda-feira (13).

A proposta será enviada ao Parlamento e será aplicada a cidadãos de fora da UE que não tenham residência legal na região, disse ele.

Leia também: Espanha anuncia que encerrará ‘golden visa’ e segue medidas de Portugal e Irlanda

O anúncio foi feito no momento em que o governo socialista de Sanchez enfrenta preocupações crescentes com o aumento dos preços dos imóveis em todo o país, especialmente em Madri.

O anúncio foi parte de uma bateria mais ampla de medidas, que incluiu uma promessa de oferecer garantias apoiadas pelo Estado para determinados aluguéis e a alocação de milhares de casas de propriedade do banco nacional de má qualidade para uma agência habitacional recém-criada.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: Na briga por talentos, Espanha e Canadá facilitam a entrada de trabalhadores remotos