Bloomberg — A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, condenou nesta terça-feira (22) políticas que possam isolar o país do resto do mundo e disse que a liderança global de Washington apoia as demais economias, algo que acaba beneficiando o povo americano.
“Desde o primeiro dia, rejeitamos o isolacionismo que piorou a situação dos Estados Unidos e do mundo”, disse ela em Washington, em uma crítica velada ao ex-presidente Donald Trump a duas semanas da eleição.
Leia mais: Menos pequenos doadores, mais bilionários: a mudança no financiamento a Trump
Embora Yellen já tenha defendido o engajamento geopolítico dos EUA anteriormente, seus comentários também ocorrem no momento em que os líderes econômicos mundiais se reúnem em Washington para as reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
O resultado da eleição americana terá impactos significativos sobre a geopolítica, o comércio e a inflação, segundo analistas.
Trump tem defendido a adoção de tarifas como sua ferramenta preferida de política econômica e prometeu impor uma ampla gama de medidas protecionistas se retornar à Casa Branca. Para economistas, isso elevará os preços nos EUA e terá impactos globais imprevisíveis.
Leia mais: ‘Trump trade’ volta a ganhar força e influencia apostas de investidores, diz BofA
Sua oponente, a vice-presidente Kamala Harris, concorre à sombra de um governo de Joe Biden que buscou um conjunto mais restrito de sanções, controles de exportação e políticas industriais, ainda que, por outro lado, sustentou e até mesmo reforçou as tarifas da era Trump sobre a China.
Em seus comentários, Yellen também elogiou o forte desempenho econômico dos Estados Unidos, que classificou de “motor fundamental do crescimento global”.
A ex-presidente do Federal Reserve acrescentou que o mercado de trabalho dos EUA teve uma recuperação “histórica”, enquanto o crescimento econômico também foi quase duas vezes mais rápido do que a maioria das outras economias avançadas neste ano e no ano passado.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.