Bloomberg — Os delegados da Convenção Nacional Democrata se reunirão virtualmente nas próximas duas semanas para confirmar a vice-presidente Kamala Harris como a candidata à presidência - e seu companheiro de chapa, que ainda não foi nomeado.
Nesta quarta-feira (24), o comitê de regras da Convenção aprovou por maioria o processo para uma votação nominal virtual, eliminando o último obstáculo para solidificar a chapa antes da convenção em Chicago, em 19 de agosto.
A data exata da votação - em algum momento entre 1º e 7 de agosto - será decidida pelos copresidentes da convenção, Jaime Harrison e Minyon Moore.
Leia também: Por que os democratas deveriam se unir em torno da candidatura de Kamala Harris
A decisão dá a Harris um tempo curto para selecionar seu companheiro de chapa. O presidente Joe Biden, de 81 anos, disse no domingo (21) que não iria mais buscar a indicação em meio a preocupações sobre sua capacidade de derrotar o republicano Donald Trump. O apoio de Biden a Harris permitiu que ela efetivamente conquistasse a indicação em 48 horas.
Entre os nomes que ela considera estão vários governadores democratas: Andy Beshear, do Kentucky, Roy Cooper, da Carolina do Norte, Josh Shapiro, da Pensilvânia, e Tim Walz, de Minnesota, além do senador Mark Kelly, do Arizona.
O ex-procurador-geral Eric Holder trabalha para examinar possíveis companheiros de chapa, de acordo com uma pessoa familiarizada com o processo ouvida pela Bloomberg News.
As autoridades democratas dizem que aceleraram o processo para acomodar os prazos de votação antecipada em vários estados, especialmente em Ohio, onde o prazo final era 7 de agosto.
O governador de Ohio, Mike DeWine, assinou um projeto de lei em maio para transferir o prazo para 1º de setembro, mas os democratas afirmam que agirão como se o prazo anterior estivesse em vigor para evitar qualquer possibilidade de contestação legal à inclusão de Harris e seu candidato a vice na chapa.
Ohio exige que os principais partidos indiquem candidatos à presidência e à vice-presidência para a cédula, o que faz com que o dia 7 de agosto seja o prazo final do partido para que Harris também escolha um companheiro de chapa.
As regras ratificadas na quarta-feira estabelecem um prazo até as 18h (horário de Nova York) de sábado para que os candidatos presidenciais declarem que estão concorrendo à disputa, e eles precisarão coletar pelo menos 300 assinaturas para colocar seus nomes na indicação até 30 de julho.
Se houver apenas um candidato, a chamada nominal ocorrerá por volta de 1º de agosto, disse a presidente do comitê, Leah Daughtry. Se houver mais de um candidato, poderá ser por volta de 3 de agosto, disse ela.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Kamala Harris recebe apoio amplo de democratas e abre caminho para indicação
©2024 Bloomberg L.P.