Bloomberg — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma mensagem parabenizando o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Lula escreveu na rede social X reconhecendo a vitória de Trump defendendo a importância da democracia.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo.’, publicou Lula.
Leia mais: Trump é eleito presidente dos EUA com vantagem ampla e maioria no Congresso
Com a mensagem, Lula se juntou a dezenas de outros líderes de nações de todo o mundo que, antes mesmo da divulgação final da apuração dos votos das eleições nos EUA nesta manhã de quarta-feira (6), começaram a parabenizar Trump pela vitória.
As mensagens começaram a ser divulgadas no momento em que ele declarou sua vitória encerrando uma das campanhas mais acirradas da história política moderna ao derrotar sua adversária democrata Kamala Harris.
Se cumprir suas promessas de campanha, Trump enviará “ondas de choque” por todo o mundo. Ele ameaçou afetar o comércio global com tarifas de 60% sobre a China e até 20% sobre todos os outros países, prometeu acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia “em 24 horas”, provavelmente com concessões para Kiev, e pediu a deportação de mais de 11 milhões de imigrantes sem documentos dos EUA.
O sucesso de Trump marca um retorno dramático à Casa Branca depois de quatro anos.
O republicano deixou a Casa Branca em janeiro de 2020 em ocasião que ficou marcada pelo episódio em que uma multidão de seus partidários invadiu o Capitólio dos EUA em uma tentativa de anular sua derrota eleitoral para Joe Biden - o evento é considerado um dos mais graves atentados à democracia do país.
Mas os eleitores, impactados por anos de inflação alta, rejeitaram a vice-presidente Harris, que entrou em cena de última hora com sua candidatura para tentar se tornar a primeira mulher líder dos Estados Unidos.
Veja a seguir quem reconheceu a vitória de Trump:
- Olaf Scholz, chanceler alemão:
“Parabenizo Donald Trump por sua eleição como Presidente dos EUA. Por muito tempo, Alemanha e EUA têm trabalhado juntos com sucesso promovendo prosperidade e liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazer isso pelo bem-estar de nossos cidadãos”.
- Emmanuel Macron, presidente da França:
“Parabéns, Presidente Donald Trump. Pronto para trabalhar juntos como fizemos por quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Para mais paz e prosperidade.”
- Volodymyr Zelenskiy, presidente da Ucrânia:
“Parabéns a Donald Trump por sua impressionante vitória eleitoral! Recordo nosso grande encontro em setembro, quando discutimos em detalhes a parceria estratégica entre Ucrânia-EUA, o Plano de Vitória, e formas de acabar com a agressão russa”
- Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria
“O maior retorno na história política dos EUA! Parabéns ao presidente Donald Trump por sua enorme vitória. Uma vitória muito necessária para o Mundo!”
- Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel:
“Queridos Donald e Melania Trump, Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um forte reengajamento na grande aliança entre Israel e América.”
- Keir Starmer, primeiro-ministro britânico:
“Parabéns presidente-eleito Donald Trump por sua histórica vitória eleitoral. Estou ansioso para trabalhar com você nos próximos anos.
- Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
“Parabenizo calorosamente Donald J. Trump. A UE e os EUA são mais do que apenas aliados. Estamos unidos por uma verdadeira parceria entre nossos povos, unindo 800 milhões de cidadãos. Então, vamos trabalhar juntos em uma forte agenda transatlântica que continue a entregar resultados para eles.”
- Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia:
“Neste novo período, desejo laços mais fortes entre Turquia e EUA e o fim das guerras e crises regionais e globais, principalmente a questão da Palestina e a guerra Rússia-Ucrânia.”
- Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
“Calorosos parabéns meu amigo Donald Trump por sua histórica vitória eleitoral. Ao construir sobre os sucessos de seu mandato anterior, aguardo ansiosamente a renovação de nossa colaboração para fortalecer ainda mais a Parceria Global e Estratégica Índia-EUA.”
- Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália:
“Austrália e América são velhos aliados e verdadeiros amigos,” acrescentou. “Estou ansioso para conversar com o presidente Trump e trabalhar com ele no melhor interesse de ambas as nações.”
- Ferdinand Marcos Jr, presidente das Filipinas:
“Conheci pessoalmente o presidente Trump quando jovem, então sei que sua liderança robusta resultará em um futuro melhor para todos nós,” acrescentou.”
- Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul:
“Parabéns a Donald Trump! Sob sua forte liderança, o futuro da aliança Coreia do Sul-EUA e da América será mais brilhante. Ansioso para trabalhar estreitamente com você.”
- Shigeru Ishiba, primeiro-ministro do Japão:
“Gostaria de trabalhar estreitamente com Trump para levar a aliança Japão-EUA e as relações Japão-EUA a um novo nível.”
- Anwar Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia:
“Parabéns a Donald Trump por seu notável retorno político e vitória na eleição presidencial dos EUA. Este novo capítulo traz oportunidades renovadas, e estamos prontos para avançar com otimismo, colaboração e propósito compartilhado.”
- Shehbaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão:
“Parabéns ao presidente-eleito Donald Trump por sua vitória histórica para um segundo mandato! Espero trabalhar de perto com o governo que está por vir para fortalecer e ampliar a parceria Paquistão-EUA.”
- Nayib Bukele, presidente de El Salvador:
“Parabéns ao presidente-eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus te abençoe e te guie.
-- com informações da Bloomberg News
-- Com a colaboração de Philip J. Heijmans, Philip Glamann, Kevin Whitelaw, Ben Westcott, Brendan Scott, Swati Gupta, Josh Xiao e Alan Wong.
Veja mais em Bloomberg.com