China mira apoio a construtoras com empréstimos sem garantia

Segundo fontes, empréstimos de capital de giro seriam concedidos a algumas construtoras sem a exigência de que imóveis ou outros ativos sejam empenhados

Pedestres passam por prédios em construção em Pequim, na China
Por Bloomberg News
23 de Novembro, 2023 | 02:32 PM

Bloomberg — A China avalia permitir pela primeira vez que bancos ofereçam empréstimos de curto prazo sem garantia a incorporadoras imobiliárias qualificadas, em mais uma tentativa de aliviar a crise do setor, disseram pessoas familiarizadas com o assunto à Bloomberg News.

Os empréstimos de capital de giro seriam concedidos a algumas construtoras sem a exigência de que imóveis ou outros ativos sejam empenhados, potencialmente liberando capital para pagar outras dívidas, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas.

As autoridades também avaliam um mecanismo que permitiria a um credor assumir a liderança no apoio a uma construtora em dificuldade, coordenando com outros credores os planos de financiamento, disseram as pessoas.

A implementação do pacote de medidas exige que os reguladores isentem os executivos dos bancos de serem responsabilizados por possíveis empréstimos inadimplentes, dados os elevados riscos envolvidos, disseram as pessoas, acrescentando que as deliberações estão em andamento e sujeitas a alterações.

PUBLICIDADE

A Administração Nacional de Regulação Financeira não respondeu a um pedido de comentário.

Se as medidas forem aprovadas, representarão a tentativa mais arrojada até agora da China de cobrir um déficit de financiamento estimado em cerca de US$ 446 bilhões.

O financiamento é necessário para estabilizar o setor, permitir a entrega de milhões de imóveis inacabados e restaurar a confiança dos compradores.

“Este é um bom começo para acalmar os temores dos compradores de imóveis em relação às obras inacabadas, que é o que tem prejudicado as vendas”, disse Niu Chunbao, gestor da Shanghai Wanji Asset Management. “Espero ver uma recuperação nas vendas mensais após três meses de implementação.”

As autoridades também estão finalizando uma lista de 50 incorporadoras elegíveis à ajuda financeira que o governo pede aos bancos para o setor, incluindo a Country Garden.

As ações da Country Garden saltaram cerca de 24% em Hong Kong nesta quinta-feira (23)

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também:

Bradesco indica Marcelo Noronha como novo CEO para substituir Lazari Jr.

Fim da primeira classe? Não é o plano da Emirates, diz diretor para o Brasil