Bloomberg — Um novo foguete chinês foi lançado em sua missão de estreia, em um passo importante no esforço de Pequim para alcançar a Starlink, de Elon Musk.
O primeiro foguete Long March 8A decolou do local de lançamento espacial de Wenchang em Hainan, a província insular no Mar do Sul da China, às 17h30, horário local, informou a mídia estatal.
O voo inaugural transportou um grupo de satélites de órbita baixa da Terra para o espaço, de acordo com a mídia estatal.
Leia também: Internet via satélite por US$ 15 por mês: T-Mobile acerta acordo com Starlink
“Em um futuro próximo, o Long March 8A será usado para implantar um grande número de satélites para as enormes redes de internet baseadas no espaço da China”, informou o jornal oficial China Daily.
Ele citou Song Zhengyu, cientista sênior de foguetes da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento.
“A China agora tem várias redes de satélites de internet em construção, mas mantém a discrição sobre esses projetos”, acrescentou o China Daily.
A órbita terrestre baixa, ou LEO, é a área do espaço para onde a SpaceX enviou mais de 7.000 de seus satélites Starlink.
Outras empresas com foco em LEO incluem a Amazon, que espera iniciar o serviço de uma rede de satélites chamada Projeto Kuiper ainda este ano.
Leia mais: Coreia do Sul e SpaceX levam primeiro satélite espião do país ao espaço
Em comparação com a SpaceX, a China tem sido lenta na construção de constelações LEO.
O país tem planos de recuperar o atraso com redes como a Spacesail, que no ano passado assinou um acordo com um parceiro brasileiro para lançar serviços no país.
A Spacesail chegou a outro acordo, com a operadora de satélites malaia Measat Global, em 6 de fevereiro.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Amazon contrata rival SpaceX para lançar satélites de internet
©2025 Bloomberg L.P.