Califórnia: áreas secas crescem 10 vezes em um ano e ampliam risco de incêndios

As áreas classificadas como ‘anormalmente secas’ cobrem 71% do estado, versus o equivalente a 6,47% um ano atrás, e chegada potencial do fenômeno La Niña pode agravar o quadro

Por

Bloomberg — As terras da Califórnia estão significativamente mais secas do que no ano passado, o que representa mais riscos para incêndios florestais e produção agrícola em todo o estado.

Mais de 71% das terras da Califórnia estão anormalmente secas e quase 11% estão em estado de seca, de acordo com a atualização semanal do US Drought Monitor.

Leia mais: Incêndios agravados pela seca levam Amazônia a emissão de gases de efeito estufa

Embora a Califórnia não receba muita chuva durante o verão no hemisfério norte, a extensão de terra seca é muito maior do que a enfrentada há um ano. Em setembro de 2023, o equivalente a apenas 6,47% estava anormalmente seco e apenas 0,24% estava em seca.

O dia 1º de outubro marca o início do ano hidrológico da Califórnia. Com um possível fenômeno La Niña em desenvolvimento no Oceano Pacífico, isso pode significar menos tempestades que levem chuva e neve para a Califórnia durante os meses de inverno.

- Com a colaboração de Lauren Rosenthal.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

De café a soja: pior seca dos últimos 40 anos coloca em risco a safra brasileira

Como a grande seca chegou décadas antes do esperado e muda a Europa

©2024 Bloomberg L.P.