Bilionário faz primeira caminhada espacial paga da história em missão da SpaceX

Jared Isaacman, que tem uma empresa de pagamentos e outra de fornecimento na indústria aérea, saiu da nave Crew Dragon para o espaço nesta quinta-feira, seguido da engenheira Sarah Gillis

SpaceX planeja explorar comercialmente de maneira mais extensa a viagem ao espaço por pessoas que possam pagar
Por Loren Grush
12 de Setembro, 2024 | 01:22 PM

Bloomberg — O bilionário Jared Isaacman e a engenheira Sarah Gillis, da SpaceX, fizeram história nesta quinta-feira (12) ao realizarem a primeira caminhada espacial comercial do mundo.

Os dois tripulantes saíram da nave Crew Dragon em turnos: Isaacman, 41 anos, que forneceu fundos para o desenvolvimento da missão, mas se recusou a dizer com quanto contribuiu, saiu primeiro ao espaço. Depois foi a vez de Gillis, 30 anos.

Enquanto estavam fora do veículo, eles realizaram uma série de movimentos para testar a mobilidade de seus trajes, projetados pela empresa liderada por Elon Musk.

“Em casa, temos muito trabalho a fazer, mas, daqui, parece um mundo perfeito”, disse Isaacman pouco antes das 7h da manhã no horário de Nova York, quando saiu do “nariz” do veículo e olhou para a Terra abaixo dele.

PUBLICIDADE

O bilionário tem uma empresa de pagamentos e outra de fornecimento na indústria aérea. Sua fortuna é estimada em US$ 1,9 bilhão pela Forbes.

Leia mais: Ascensão de SpaceX e Blue Origin é obstáculo para atração de talentos pela NASA

A missão Polaris Dawn também fez história na terça-feira (10), quando a cápsula Dragon da SpaceX atingiu uma altitude máxima de 1.400 quilômetros (870 milhas) acima da Terra, enviando a tripulação mais longe do que qualquer ser humano já viajou desde o programa Apollo, que enviou astronautas à Lua entre 1968 e 1972.

Antes da caminhada espacial, a cápsula reduziu sua altitude para um intervalo entre 195 e 737 quilômetros (121 e 458 milhas).

A caminhada espacial serviu como o principal evento da missão na órbita da Terra. Lançado na manhã de terça-feira (10), o voo tem objetivo principal os trajes espaciais da SpaceX no vácuo do espaço.

Até então, a caminhada espacial era uma tarefa exclusivamente governamental, realizada por astronautas de agências de países, mas Isaacman e Gillis são astronautas particulares.

A Polaris Dawn é composta por uma tripulação de quatro pessoas, incluindo Isaacman e Gillis, além de Anna Menon, outra engenheira-chefe da SpaceX, e Scott "Kidd" Poteet, amigo íntimo de Isaacman e ex-piloto da Força Aérea dos EUA.

PUBLICIDADE
Jared Isaacman, founder of Shift4 Payments Inc. and part of the Inspiration4 civilian crew, center, ahead of the Space Exploration Technologies Corp. (SpaceX) Inspiration4 mission in Merritt Island, Florida, U.S., on Wednesday, Sept. 15, 2021. A SpaceX rocket is set to launch four civilians into orbit for a three-day voyage circling the Earth, a new milestone in Elon Musk's quest to send everyday people to the cosmos, eventually establishing a colony on Mars. Photographer: Eva Marie Uzcategui/Bloomberg

Durante a caminhada espacial, Menon e Poteet permaneceram dentro da espaçonave.

Todos os quatro usaram trajes da SpaceX durante a manobra, pois a escotilha da espaçonave permaneceu aberta, expondo o interior ao vácuo do espaço. Menon e Gillis agora detêm o recorde de mulheres que viajaram mais longe da Terra.

De volta ao interior da nave após a caminhada espacial, a tripulação tomou medidas para restaurar a pressão da cabine e encerrar a demonstração da caminhada espacial.

Em breve, eles farão os preparativos para a viagem de volta à Terra por volta do quinto dia de voo. A previsão é que eles caiam no oceano, onde serão recuperados pela SpaceX.

Leia mais: Corrida espacial: SpaceX e Blue Origin impulsionam mercado de equipamentos

Devido à distância que a tripulação está percorrendo, eles foram expostos a um ambiente de radiação muito maior do que o que a maioria dos astronautas experimenta ao viajar para a Estação Espacial Internacional em órbita baixa da Terra. Isso permitirá que a SpaceX colete pesquisas essenciais sobre como o ambiente espacial afeta o corpo humano.

A SpaceX não disse para que especificamente como e se espera usar o spacewalking no futuro. Os astronautas da NASA realizam caminhadas espaciais principalmente para consertar ou atualizar o hardware na parte externa da Estação Espacial Internacional.

"Acho que estaremos realmente interessados em ver aonde a empresa vai levar isso", disse Gillis em uma entrevista antes do voo. "Este é o primeiro passo, e é um passo realmente importante."

- Com a colaboração de Shelly Banjo.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.