Bloomberg — O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o bilionário empresário Tilman Fertitta como seu embaixador na Itália, recrutando um empresário proeminente e ex-astro de reality show para um cargo diplomático de primeira linha.
“Tilman é um homem de negócios bem-sucedido, que fundou e construiu uma das principais empresas imobiliárias e de entretenimento de nosso país e que emprega aproximadamente 50.000 americanos”, disse Trump em uma postagem em sua rede social Truth no sábado (21).
"Tilman tem um longo histórico de retribuição à comunidade por meio de inúmeras iniciativas filantrópicas, que incluem instituições de caridade para crianças, forças policiais e a comunidade médica."
Fertitta é o presidente e diretor executivo da Fertitta Entertainment e construiu um extenso portfólio de marcas de restaurantes e empresas de hospitalidade. Entre suas propriedades estão a Landry’s, o Houston Rockets, da NBA e os cassinos Golden Nugget.
Leia mais: Da Defesa à Nasa: Trump já indicou sete bilionários para seu novo governo
A Landry’s supervisiona marcas como a Bubba Gump Shrimp e a Morton’s The Steakhouse. Fertitta também é proprietário do Mastro’s Steakhouse, do Del Frisco’s Grille, do Strip House, do Palm e do Corner Store em Nova York.
“É uma honra ser indicado para servir ao meu país como embaixador na Itália e estou ansioso pelo processo que está por vir”, disse Fertitta em um comunicado.
"A Itália é um país extraordinário, com seu povo, cultura e história maravilhosos e sua importância estratégica para os Estados Unidos da América."
Fertitta foi um importante doador de Trump durante a eleição de 2024: doou pelo menos US$ 487.300 para o Comitê Trump 47 e US$ 3.300 para a Donald J. Trump for President 2024. Ele é um dos vários doadores importantes selecionados para cargos na nova administração.
Fertitta também foi a estrela de um reality show de TV, na CNBC.
Se for confirmado pelo Senado dos EUA, Fertitta será o enviado para um país que também tem um líder de direita, a primeira-ministra Giorgia Meloni. Meloni tem um relacionamento próximo com Elon Musk, o homem mais rico do mundo e também um apoiador do presidente eleito.
Joe Biden planeja visitar Roma em janeiro para reuniões com Meloni e uma audiência com o Papa Francisco no que provavelmente será sua última viagem ao exterior como presidente dos EUA.
- Com a colaboração de Meghashyam Mali, John Harney, Laura Davison e Gregory Korte.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Trump nomeia investidor do Vale do Silício como ‘czar’ das criptomoedas e de IA
Trump nomeia CEO de sua rede social para liderar conselho de inteligência
©2024 Bloomberg L.P.