Ao vivo: acompanhe a apuração - Trump chega a 277 votos e vence eleição nos EUA

Republicano voltará à Casa Branca ao levar quatro estados-pêndulo, Geórgia, Carolina do Norte, Wisconsin e Pensilvânia, e faz discurso da vitória. Chega a 277 votos, vs. 224 de Harris, segundo a AP

Republicano venceu nos principais estados-pêndulo e foi apontado como presidente-eleito do país (Foto: Eva Marie Uzcategui/Bloomberg)
Por Bloomberg Línea
05 de Novembro, 2024 | 08:11 PM

Bloomberg — A apuração para a eleição do próximo presidente dos Estados Unidos e para a maior parte do Congresso chegou a um desfecho perto das 7h30 da manhã no horário de Brasília nesta quarta-feira (6).

O ex-presidente Donald Trump garantiu a vitória que o levará de novo para a Casa Branca com 277 votos, o que significa que ele assegurou uma vantagem definitiva em relação ao total de 538 votos do Colégio Eleitoral. A vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, está até aqui com 224 votos.

PUBLICIDADE

O republicano fez um discurso assim que a vitória no estado-pêndulo decisivo da Pensilvânia foi confirmado, por volta das 4h45 da manhã no horário de Brasília. Ainda não oficialmente declarado vencedor, disse que “foi uma vitória de todo o povo americano”, que concede um mandato sem precedentes.

“É uma vitória política nunca antes vista.”

“Nós vamos consertar tudo neste país”, afirmou o republicano. “Nós queremos fronteiras, nós queremos segurança. Nós queremos coisas boas da vida, segurança.”

PUBLICIDADE

Trump contará provavelmente com o apoio das duas casas legislativas, dado que o Partido Republicano conquistou a maioria simples no Senado, e a apuração ainda parcial na Câmara aponta ampla vantagem em relação ao Partido Democrata.

Nos mercados globais, investidores se posicionam para o resultado: um índice do dólar versus outras moedas atinge o maior patamar em um ano, futuros de índices de ações nos Estados Unidos sobem com força, enquanto o bitcoin avança 8% para um nível recorde na casa de US$ 75.000.

Entenda a contagem dos votos

Os resultados parciais e, depois, consolidados de cada estado variam por causa de regras próprias de votação e também por causa da diferença de fusos horários entre os 50 estados americanos.

PUBLICIDADE

O colégio eleitoral americano é composto por 538 votos de delegados que representam todos os estados - e eles votam de acordo com a maioria simples dos milhões de eleitores comuns de cada um.

Isso significa que tanto Donald Trump, do Partido Republicano, como Kamala Harris, do Partido Democrata, precisarão conquistar ao menos 270 votos para que seja declarado vencedor da disputa.

No Senado, hoje controlado por democratas com 51 das 100 cadeiras, estarão em jogo 34 assentos; na Câmara, toda as 435 cadeiras estão em disputa - hoje o controle é republicano com 220 representantes, versus 212 dos democratas, e três assentos que estão vagos.

PUBLICIDADE

Leia mais: Eleição americana: entenda a contagem de votos nos estados que vão definir o resultado

Acompanhe ao vivo a apuração:

7h35 - Trump vence em Wisconsin e é declarado vencedor da eleição

Cerca de duas horas e meia depois de fazer um discurso inicial da vitória, Donald Trump tem a confirmação de que assegurou matematicamente os votos necessários para derrotar Kamala Harris no Colégio Eleitoral. O desfecho veio com os 10 votos referentes ao estado de Wisconsin.

4h55 - Harris vence em Minnesota e chega a 224 votos

A candidata democrata ganha em um dos maiores estados do norte e segue com chances na disputa no Colégio Eleitoral.

4h50 - Trump diz que eleição concede ‘mandato sem precedentes’

Próximo da vitória nas eleições, mas ainda não oficialmente declarado vencedor, Donald Trump começa a discursar no centro de convenções em West Palm Beach, no estado da Flórida, em que está reunido com seus aliados e eleitores.

“Esta é uma vitória para todo o povo americano”, afirmou. “Os Estados Unidos nos deram um mandato sem precedentes.”

“Nós conquistamos a coisa política mais incrível, uma vitória política, que nosso país nunca viu antes — nada parecido com isso.”

“Nós vamos consertar tudo neste país.”

“Nós queremos fronteiras, nós queremos segurança. Nós queremos coisas boas da vida, segurança.”

04h23 - Futuros em Nova York sobem - S&P tem ganho de 1,8%

Em reação aos resultados até o momento, investidores levam os futuros dos principais índices americanos para ganhos. Na Europa, ações, que estavam em queda, revertem agora as perdas.

04h15 - Trump vence estado-chave da Pensilvânia e tem 267 votos

O republicano leva os 19 votos de um dos estados-pêndulo considerados mais importantes pelo tamanho, o que abre diferentes alternativas para que chegue aos 270 votos que selam a vitória na eleição.

Trump conta com 267 votos, enquanto Kamala Harris está com 214 votos, segundo a AP (Associated Press).

03h00 - Republicanos conquistam a maioria no Senado

Em um resultado que não estava claro nas pesquisas, o Partido Republicano assegura a maioria no Senado, o que significa que, se a vantagem corrente na Câmara se confirmar, haverá controle nas duas casas legislativas. Atualmente o controle do Senado está nas mãos do Partido Democrata.

1h48 - Trump vence na Geórgia e reverte derrota de 2020

O segundo swing state a ter o resultado declarado vai também para o ex-presidente, depois da Carolina do Norte. Em 2020, Trump foi derrotado por Joe Biden em uma das contagens mais demoradas da eleição.

23h08 - Trump chega a 137 votos com vitória em mais 7 estados

Às 23h (horário de Brasília), mais estados encerraram a votação e começaram a apurar os votos.

Projeções da imprensa americana indicam que Donald Trump venceu nos estados de Wyoming, Louisiana, Texas, Dakota do Sul, Dakota do Norte, Ohio e Nebraska.

Kamala Harris venceu em Nova York.

A contagem parcial de votos do Colégio Eleitoral da Associated Press indica que Trump tem 137 votos, contra 99 de Kamala.

É preciso alcançar pelo menos 270 votos para vencer a eleição.

22h35 - Trump vence em Arkansas; Kamala leva Illinois e Delaware

Novas projeções da imprensa americana indicam que Donald Trump venceu no estado de Arkansas e Kamala Harris venceu em Illinois e Delaware.

O placar da Associated Press aponta que até o momento Trump tem 101 votos no Colégio Eleitoral contra 71 de Kamala.

Aqui estão as últimas novidades sobre os sete principais estados-pêndulo, decisivos nesta eleição:

Arizona: As urnas não foram fechadas

Geórgia: Com 46,4% dos votos contados, Trump está na frente

Pensilvânia: Com apenas 7,2% dos votos contados, Kamala está na frente

Michigan: 3,7% dos votos foram contados, com Kamala assumindo a liderança

Nevada: As urnas não foram fechadas

Carolina do Norte: Kamala está na frente com 10,2% dos votos contados

Wisconsin: As urnas não foram fechadas

22h02 - Apuração avança e Trump mantém liderança

Às 22h (horário de Brasília) a votação se encerrou em 16 estados americanos, acelerando o ritmo de apuração, mas sem apresentar surpresas em relação às últimas pesquisas de intenção de voto.

As primeiras projeções indicam que Trump venceu em Mississippi, no Alabama, no Tennessee, em Oklahoma, na Carolina do Sul em na Flórida.

Segundo as projeções da imprensa dos EUA, Kamala Harris venceu em Massachusetts, Maryland, Nova Jersey, Washington DC, Connecticut e Rhode Island.

Segundo a Associated Press, Trump agora tem 95 votos no Colégio Eleitoral, contra 35 de Kamala Harris.

- 21h38 - Trump vence em Virginia Ocidental

Associated Press projeta que Trump venceu as eleições no estado de Virginia Ocidental, ganhando mais 4 votos no Colégio Eleitoral.

O placar até o momento é de 23 votos do Colégio Eleitoral para Trump (com vitórias em Virginia Ocidental, Indiana e Kentucky) e 3 para Kamala Harris, cuja vitória foi projetada em Vermont.

- 21h13 - Primeiros resultados apontam vantagem de Trump

As primeiras projeções da imprensa americana indicam que Donald Trump venceu a eleição nos estados de Kentucky (que tem 8 delegados) e Indiana (com 11 delegados).

Kamala Harris venceu em Vermont, levando 3 delegados.

Com os primeiros resultados, Trump lidera a disputa pelos 270 votos que garantem a vitória no Colégio Eleitoral por 19 a 3.

- 21h00 - Primeiros resultados são apurados

Os primeiros resultados começaram a ser apurados em estados da costa Leste dos Estados Unidos.

- 20h35 - Os primeiros estados a encerrarem a votação, em algumas áreas, não integralmente, são Indiana e Kentucky, ambos historicamente de domínio republicano.

- 20h04 - Os primeiros dados importantes a serem divulgados devem ser os da Geórgia. A votação no estado se encerra às 21h (horário de Brasília), e a apuração começa logo em seguida, com a divulgação dos primeiros resultados - incluindo aqueles referentes de votação antecipada.

Em seguida, às 21h30, começa a apuração na Carolina do Norte, que também contou com votação antecipada.

Os resultados desses dois estados devem ser divulgados em poucas horas, ainda na noite de terça-feira, e podem já dar uma indicação clara sobre o destino das eleições nacionalmente.

- Em atualização.

- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Mercados emergentes se preparam para impactos de vitória de Trump ou Kamala

Além de Trump vs. Harris: a batalha de US$ 10 bilhões pelo Congresso dos EUA