Bloomberg — Os preços dos modelos de relógios usados mais procurados das principais marcas suíças Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet caíram novamente em 2024, atingindo valores mínimos em três anos.
O Bloomberg Subdial Watch Index, que monitora os preços dos 50 modelos mais negociados por valor de transação, caiu quase 6% no ano passado, atingindo seu nível mais baixo desde 2021.
Leia também: Rolex Submariner: ícone de luxo chega a US$ 50 bi em valor de mercado total
Um índice de modelos populares da Rolex caiu cerca de 5% durante o ano, os preços da Patek caíram 4% e os preços da Audemars Piguet perderam cerca de 7,5% no mercado de usados, de acordo com dados da Subdial, uma plataforma de comércio de relógios com sede no Reino Unido.
As quedas marcam o terceiro ano consecutivo com preços mais baixos para relógios suíços usados de primeira qualidade.
O mercado de relógios de luxo usados disparou em 2020 e 2021 para níveis sem precedentes durante a pandemia, antes de sofrer uma forte retração a partir de abril de 2022, em meio à desaceleração do crescimento econômico e ao aumento das taxas de juros.
Leia também: Rolex reajusta preço de relógios de ouro diante de cotação recorde do metal
Embora a queda de preços dos relógios usados em 2024 tenha sido menos severa do que as quedas em 2023 ou 2022, o Bloomberg Subdial Index caiu cerca de 13% em dois anos, com os preços dos Rolex usados cerca de 8% mais baixos no período.
A Cartier é a única marca cujo índice individual registrou ganhos desde janeiro de 2023, subindo cerca de 4% em dois anos, à medida que o interesse dos colecionadores por relógios de joalheria menores e com formato de joias ganhou força. O índice Cartier da Subdial caiu menos de meio ponto percentual, enquanto os preços da Omega caíram cerca de 1% em 2024.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também: ‘É arriscado ver relógios de luxo como um investimento’, diz CEO da Rolex