Bloomberg — Tim Coen, um investidor imobiliário, adorava seu Range Rover Sport, mas decidiu que era hora de ser mais ecológico. Ele queria trocar o SUV gastador de combustível fóssil por um Porsche elétrico.
Houve um contratempo, no entanto. Uma série de roubos de Range Rovers no Reino Unido fez com que os prêmios de seguro disparassem. Enquanto o Porsche estava sendo produzido, sua seguradora disse que não renovaria o seguro do Range Rover. Ele procurou uma apólice online e a cotação mais barata que encontrou foi de £ 48.000 (US$ 60.100).
O custo exorbitante levou o valor de revenda do SUV a despencar.
O empresário de Leeds, que administra a empresa de investimentos North Property Group, pagou £ 103.000 por seu Sport SVR há dois anos. Ele verificou o valor online do modelo três meses atrás e supostamente valia £ 75.000. Agora, valeria apenas cerca de £ 45.000, de acordo com o mesmo site.
Coen, 34 anos, nem consegue vendê-lo - ele teria que desembolsar mais £ 25.000 para quitar o financiamento devido à queda do preço.
“Eu estava tentando ser mais ecológico, mas agora provavelmente não sou porque tenho dois carros em vez de um”, disse Coen, cujo Range Rover anterior foi roubado em Londres em 2020.
Ele não é o único a ver o valor de seu veículo diminuir.
O preço médio de um Range Rover usado caiu 9,3% desde maio para £ 35.224, em comparação com quedas de 5,7% para todos os SUVs de luxo e 2,8% para todos os carros, mostram dados do site de carros Auto Trader.
Os preços do Range Rover caíram 2,8% apenas em novembro, apontou o Auto Trader, a maior queda desde o aumento dos custos de seguro.
As quedas seguem um aumento nos preços de carros usados durante a pandemia, quando a produção de veículos novos diminuiu devido à escassez de semicondutores e outras crises na cadeia de suprimentos - e isso fez crescer a demanda por modelos usados.
Seguro de fábrica
A Jaguar Land Rover considera um produto de seguro personalizado para clientes do Reino Unido que têm dificuldade em obter uma cotação acessível no mercado aberto, disse a fabricante em comunicado à Bloomberg News. No ano passado, a marca parou de fornecer seguro para clientes e posteriormente encerrou uma parceria com o provedor de seguros Verex.
O custo médio para segurar um Range Rover mais do que dobrou para £ 3.270 no ano até outubro, segundo o site de comparação Confused.com. No mesmo período, o seguro de carros em geral subiu 57%.
No norte de Londres, a cotação média neste ano para um homem entre 36 e 50 anos dirigindo um modelo mais recente de Range Rover foi de £ 5.186. Alguns motoristas, como Coen, estão recebendo cotações com valores astronômicos.
“Embora nem todos os modelos tenham visto quedas, o desempenho de preço dos Range Rovers usados em geral foi mais fraco do que o quadro muito mais saudável do mercado de usados em geral”, disse Erin Baker, diretora editorial da Auto Trader.
“Embora haja inevitavelmente peculiaridades em qualquer mercado específico, custos mais altos de seguro podem muito bem ser um fator.” A JLR argumentou que os valores de revenda do Range Rover caíram menos do que outros modelos de SUVs de luxo em sites alternativos.
Os modelos mais recentes de Range Rover se tornaram um ímã para criminosos, especialmente em Londres, devido ao seu valor e à tecnologia sem chave. As peças por si só também são valiosas.
Ataques
Embora outros SUVs de luxo também sejam alvos populares de criminosos, seis dos 10 modelos de carros mais roubados no Reino Unido no ano até março de 2023 eram Range Rovers, segundo a Agência de Licenciamento de Condutores e Veículos. O Range Rover Velar foi o modelo mais visado.
Os ladrões usam os chamados ataques de relay, em que dispositivos de rádio portáteis ampliam o sinal de uma chave dentro da casa para abrir o carro. A tecnologia sem chave mais recente pode impedir isso, enquanto os motoristas estão cada vez mais comprando estojos especiais para os controles remotos que impedem a transmissão do sinal. A JLR vem implementando a tecnologia ultra wide-band para proteger seus carros contra essa técnica.
Outra medida usada por ladrões é cortar uma parte do carro e enviar sinais falsos para ele de que a chave está presente. Um novo projeto de lei de justiça criminal apresentado pelo governo do Reino Unido visa erradicar os dispositivos usados nesse tipo de roubo. Outros ladrões esperam que os donos de carros simplesmente os deixem destrancados.
Uma vez roubados, os criminosos muitas vezes trocam as placas e os enviam para o exterior.
Na tentativa de tranquilizar proprietários existentes e compradores em potencial, a JLR disse no mês passado que gastou £ 10 milhões desde setembro de 2022 em atualizações de segurança para 65.000 veículos Range Rover e Range Rover Sport fabricados entre 2018 e 2022.
Isso incluiu a atualização de software impedindo que ladrões dirijam sem as chaves do carro. Como resultado, a JLR disse que os roubos de veículos fabricados durante esses anos caíram 40%.
Polícia
A JLR também trabalha mais de perto com policiais para ajudá-los a identificar as ferramentas e as tecnologias usadas para roubar carros, que podem ser usadas como evidência, disse Lee Walton, que lidera o grupo de redução de roubo de veículos da empresa.
Ele acrescentou que um dos 40 membros da equipe é enviado para examinar carros roubados quando são encontrados, para estabelecer as táticas usadas pelos criminosos.
No entanto os roubos continuam. Em uma noite de domingo no mês passado, Nigel Pocklington, CEO da fornecedora de energia Good Energy Group, estava dormindo profundamente em sua casa em Clapham, sudoeste de Londres, quando foi acordado por uma ligação telefônica à 1h. Era a empresa responsável pelo rastreador de seu Range Rover pedindo para ele verificar se o carro ainda estava estacionado em sua garagem. Não estava.
As imagens de vídeo de uma câmera na frente da casa de Pocklington mostraram que os ladrões conseguiram abrir seu Velar 2019 em questão de segundos. Serrar a fechadura do volante levou mais tempo, mas eles conseguiram.
Felizmente, a polícia conseguiu encontrar o carro em 10 minutos, graças ao rastreador, e ele foi devolvido. No entanto, houve danos no para-choque e na fechadura do volante no valor de cerca de £ 3.000.
“Estou bastante certo de que não vou acionar o seguro pelo dano, em parte pensando em garantir que tenha uma renovação”, disse Pocklington, 52 anos.
A JLR disse no mês passado que seu livro de encomendas totalizava 168.000 veículos, com os modelos Range Rover, Range Rover Sport e Land Rover Defender representando a maior parte da demanda e sugerindo que a onda de criminalidade não está afastando os compradores.
Mas alguns decidiram que possuir um Range Rover não vale o risco. O banqueiro Stephen Joseph, 44 anos, teve seu carro roubado de sua casa no sudeste de Londres em setembro de 2021. Ele nunca o recuperou e decidiu comprar um Volvo como substituto, em vez de outro Range Rover.
“Achei que estavam sendo roubados demais”, disse Joseph. “Eles são muito desejáveis.”
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
EUA preparam novas regras para biocombustível de milho voltado para a aviação
Demanda por petróleo enfraquece, em meio a freio na atividade econômica
© 2023 Bloomberg LP