João Fonseca é campeão em Buenos Aires com 18 anos e leva primeiro título do ATP Tour

Tenista brasileiro venceu o argentino Francisco Cerundolo, 28º colocado no ranking mundial, por 2 sets a 0; ele se tornou o sétimo tenista mais jovem a ganhar um torneio do ATP Tour

O tenista brasileiro João Fonseca, 18 anos neste início de 2025, apontado como uma das principais promessas do esporte mundial (Foto: Divulgação)
16 de Fevereiro, 2025 | 06:35 PM

Bloomberg Línea — O brasileiro João Fonseca, 18 anos, cinco meses e 26 dias de idade, continua a fazer história no circuito profissional de tênis. Ele se sagrou campeão neste domingo (16) do ATP 250 de Buenos Aires - IEB+ Argentina Open - ao vencer na final o favorito da casa, Francisco Cerundolo, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (1).

Com a vitória, Fonseca, que tem sido apontado por especialistas e tenistas e ex-ídolos de diferentes países como uma das principais promessas do esporte, conquistou seu primeiro título do ATP Tour, o principal circuito profissional do tênis masculino.

PUBLICIDADE

Ele subirá para a 68ª posição no ranking mundial da ATP na atualização que será divulgada nesta segunda-feira (17), um avanço de 31 postos em relação ao 99º lugar que ocupa há uma semana. No fim de 2024, ele era o 145º colocado; e, um ano antes, o 727º do mundo.

Leia mais: João Fonseca avança como sensação do tênis e atrai marcas de On e Rolex à XP

“Uma semana inacreditável, até na Argentina há alguns brasileiros torcendo por mim”, disse Fonseca. “Isso é simplesmente incrível. Todo brasileiro, qualquer pessoa de seu próprio país, quer esse apoio. Para mim, o que estou vivendo é simplesmente inacreditável”, disse Fonseca após a vitória.

PUBLICIDADE

Ele se tornou o sétimo mais jovem campeão de um torneio do ATP Tour (desconsideradas múltiplas vitórias do mesmo tenista) da era do circuito iniciada em 1990.

Fica atrás apenas do australiano Lleyton Hewitt (16 anos, dez meses e 18 dias em Adelaide em 1998), do russo Andrei Medvedev (Genoa em 1992), do japonês Ken Nishikori (Delray Beach em 2008), dos espanhóis Rafael Nadael (Sopot em 2004) e Carlos Alcaraz (Umag em 2021) e do americano Michael Chang (Toronto em 1990).

Em sua campanha em Buenos Aires, Fonseca derrotou quatro jogadores argentinos, o que deu um peso maior à sua sua conquista diante do peso contrário da torcida rival. Ele se tornou o primeiro brasileiro a ganhar esse torneio desde Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001.

PUBLICIDADE

Cerundolo tinha o favoritismo no papel por causa da experiência, aos 26 anos, e de sua posição no ranking mundial (28º do mundo), mas Fonseca vem em uma sequência de grandes resultados.

No fim de 2024, ele ganhou o Next Gen ATP Finals, torneio em Jeddah, na Arábia Saudita, que reúne os oito melhores tenistas da temporada com menos de 20 anos - ele entrou como o jogador mais jovem e com ranking mais baixo. Neste começo de ano, ganhou também o Challenger Tour de Canberra, na Austrália.

E na primeira rodada do Australian Open ele venceu o russo Andrey Rublev, então nono colocado do mundo, por 3 sets a 0 em sua estreia em torneios de Grand Slam, na segunda maior quadra do complexo.

PUBLICIDADE

Em sua trajetória de ascensão meteórica, Fonseca atraiu como patrocinadores grandes marcas globais como a suíça On e a japonesa Yonex, além da Rolex, do maior grupo de luxo do mundo, a LVMH, além da XP no Brasil.

Nesta semana que começa, ele será uma das principais atrações do Rio Open, o principal torneio do ATP Tour disputado no Brasil, no Rio de Janeiro.

- Em atualização.

Leia também

Além de Bia Haddad: tênis volta a atrair empresas e público recorde no país

Marcelo Sakate

Marcelo Sakate é editor-chefe da Bloomberg Línea no Brasil. Anteriormente, foi editor da EXAME e do CNN Brasil Business, repórter sênior da Veja e chefe de reportagem de economia da Folha de S. Paulo.