Fernanda Torres vence Globo de Ouro como melhor atriz de drama por ‘Ainda Estou Aqui’

Esta é a primeira vez que uma brasileira leva um Globo de Ouro; ‘Emilia Pérez’ e ‘The Brutalist’ venceram em principais categorias da premiação

Por

Bloomberg — A brasileira Fernanda Torres levou a estatueta de melhor atriz de drama, neste domingo (5), por seu papel em Ainda Estou Aqui, longa dirigido por Walter Salles.

Esta é a primeira vez que uma atriz do país vence a premiação. Torres dedicou a vitória para a sua mãe, Fernanda Montenegro:

“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe, que esteve aqui há 25 anos. Esta é a prova de que a arte pode superar momentos difíceis, como a Eunice Paiva, que interpreto, mostrou”, disse Torres.

‘Emilia Pérez’ e ‘The Brutalist’ são grandes vencedores

O filme Emilia Pérez, do serviço de streaming Netflix, que misturou os gêneros musical, crime e comédia, ganhou o prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia, depois de receber um total de 10 indicações. Os membros votantes dos Globos, a maioria dos quais pertencentes à imprensa estrangeira, entregaram o prêmio ao filme estrelado pela atriz trans Karla Sofia Gascon.

Leia mais: ‘Ainda Estou Aqui’, ‘Wicked’ e ‘Gladiador II’: fim de ano aponta volta ao cinema

“Eu sou quem eu sou, não quem vocês querem”, disse ela ao aceitar o prêmio. O filme também ganhou o prêmio de melhor filme internacional. Ao receber o prêmio dessa categoria, o diretor Jacques Audiard disse que esperava que o filme servisse como um “farol de luz” em um ambiente político em transformação.

O longa The Brutalist, que ganhou o prêmio de Melhor Filme - Drama, é estrelado por Adrien Brody, que interpreta um arquiteto judeu nascido na Hungria que sobrevive ao Holocausto e é aclamado depois de emigrar para os EUA.

Brody levou para casa uma estatueta de melhor ator e o filme também trouxe outro prêmio de melhor diretor para Brady Corbet, após sua vitória no Leão de Prata na estreia no festival de cinema de Veneza em setembro.

Ao receber o prêmio de melhor filme dramático, Corbet agradeceu “a todos que apostaram no filme que não parava de desmoronar”. “Disseram-me que o filme não era distribuível. Que ninguém sairia para vê-lo. Disseram-me que o filme não funcionaria... Os filmes não existem sem os cineastas. Vamos apoiá-los”.

O filme foi lançado nos EUA pelo estúdio de arte A24 em dezembro. Os direitos de distribuição internacional foram adquiridos pela Focus Features, o braço especializado da Universal Pictures, da Comcast Corp, em fevereiro passado.

O filme foi o mais indicado para a cerimônia de domingo à noite em Beverly Hills. Todos os três foram indicados na lista dos 10 melhores filmes de 2024 do American Film Institute.

O filme "O Papa" teve 7 indicações, enquanto o thriller papal da Focus Features teve 6. O filme "O Papa", estrelado por Ralph Fiennes como um cardeal encarregado de liderar a nomeação de um novo papa, ganhou o prêmio de melhor roteiro.

Antes da cerimônia, Emilia Pérez, The Brutalist e Conclave eram apontados como as produções que tinham melhores chances de vencer suas principais categorias.

Alguns especialistas disseram que o filme Anora, que arrecadou US$ 31 milhões desde seu lançamento em outubro, ganharia o prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia.

Isso difere do ano passado, quando o filme Barbie da Warner Bros, Discovery e o da Universal, Oppenheimer, receberam o maior número de indicações.

Naquela cerimônia, Oppenheimer ganhou o prêmio de melhor filme e Christopher Nolan ganhou o prêmio de melhor diretor, enquanto Barbie venceu o prêmio inaugural que recompensa o sucesso cinematográfico e de bilheteria.

Wicked, estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo no remake cinematográfico do sucesso da Broadway, ganhou o prêmio deste ano nessa categoria. O longa da Universal vendeu US$ 681 milhões em ingressos em todo o mundo.

A premiação é um dos primeiros eventos do circuito de premiações que culminam com o Oscar em 2 de março. Os estúdios realizam uma campanha vigorosa para ganhar os troféus, o que pode levar a um aumento nas vendas de ingressos de cinema e nas compras online de seus filmes, além de marcar pontos com os talentos.

Ao contrário do Oscar, o Globo de Ouro também inclui séries de TV.

On Sunday e Hacks que vai ao ar no serviço de streaming Max, da Warner Bros. Discovery, ganhou o prêmio de melhor série de comédia.

A série da Netflix Bebê Rena, baseada na história real de Richard Gadd, um ator em dificuldades que foi impiedosamente perseguido por uma mulher, ganhou o prêmio de melhor série limitada.

A Walt Disney também levou vários prêmios pelo drama japonês de época Shogun que vai ao ar no FX e na plataforma de streaming Hulu. O programa ganhou prêmios de ator masculino e ator coadjuvante em uma série dramática, atriz feminina em um drama de TV e melhor série de TV.

Essa 82ª edição do Globo é a segunda cerimônia sob nova direção. O financista Todd Boehly e o editor de comércio de Hollywood Jay Penske assumiram o controle do programa em 2023, após um escândalo que envolveu seu proprietário anterior, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que foi criticada por sua falta de diversidade e lapsos éticos.

Veja mais em bloomberg.com