Bloomberg — Se você gosta de filmes, normalmente espera pelos lançamentos no último trimestre do ano. Este ano, depois que os estúdios postergaram os cronogramas de lançamento por causa das greves de roteiristas e atores, as coisas parecem um pouco diferentes.
O acordo entre os roteiristas e os estúdios é uma boa notícia, mas provavelmente não antecipará lançamentos atrasados, como dois filmes estrelados por Zendaya: o drama Rivais, de Luca Guadagnino, e a sequência de Duna, da Warner Bros.
No entanto, haverá muitas outras produções em cartaz, mas as datas de lançamento podem variar.
Entre os filmes mais promissores, está Assassinos da Lua das Flores, a nova produção de Martin Scorsese que está sendo cotada para o Oscar. Lily Gladstone pode fazer história ao se tornar a primeira nativa americana indicada ao prêmio de melhor atriz. Entre os grandes blockbusters está um prequel de Jogos Vorazes, e As Marvels testará se a fadiga dos super-heróis realmente chegou.
Confira os 13 filmes mais esperados da temporada.
Jogo Justo
A mistura de trabalho e prazer se torna tóxica nesse novo suspense erótico. Phoebe Dynevor e Alden Ehrenreich são um casal cujo relacionamento vai por água abaixo depois que Dynevor é promovida em detrimento de Ehrenreich no hedge fund onde ambos trabalham. O filme estreia na Netflix em 13 de outubro.
Cat Person
O conto de Kristen Roupenian que viralizou após ser publicado na revista New Yorker foi transformado em um longa-metragem estrelado por Emilia Jones e Nicholas Braun, mais conhecido por interpretar o primo Greg em Succession. O filme conta o romance imprudente de uma estudante universitária com um homem mais velho. Nos cinemas americanos, a produção entro em cartaz em 6 de outubro, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Taylor Swift: The Eras Tour
Se você não conseguiu ingressos para a turnê esgotada The Eras Tour, esta é a sua chance de ver o show da cantora nas telonas. A pré-venda já superou filmes de super-heróis como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, de acordo com o Deadline, provando que os fãs da cantora não vão apenas lotar estádios, eles também vão invadir os cinemas. Nos cinemas em 3 de novembro.
Assassinos da Lua das Flores
O filme mais recente de Scorsese é estrelado por Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone e Jesse Plemons em uma história sobre os assassinatos do povo nativo de Osage em Oklahoma e a investigação do FBI sobre os crimes. O filme estreou no Festival de Cannes no início deste ano com aclamação da crítica e já é um dos favoritos na temporada de prêmios. O filme será transmitido pela Apple TV+ após sua exibição nos cinemas. Nos cinemas em 19 de outubro.
Priscilla
Sofia Coppola adapta a biografia de Priscilla Presley, contando a história de seu relacionamento com Elvis, que começou quando ela era adolescente e ele era um dos rostos mais famosos do planeta. Coppola não é novata na direção de filmes sobre mulheres jovens presas em relacionamentos – como, por exemplo, sua versão de Maria Antonieta, de 2006 – e neste filme a mansão Graceland é uma prisão, assim como era o palácio de Versalhes para a rainha da França. Jacob Elordi, de Euphoria, interpreta o Rei do Rock, e Cailee Spaeny é Priscilla. Nos cinemas em 3 de novembro.
As Marvels
Carol Danvers, a Capitã Marvel (Brie Larson), se une a Ms. Marvel (Iman Vellani), da série homônima da Disney+, e Monica Rambeau (Teyonah Parris), da série Wandavision, para derrotar o mais novo grande mal que ameaça o universo. O filme é a sequência de Capitã Marvel, de 2019, que arrecadou mais de US$ 1 bilhão globalmente nas bilheterias e recebeu críticas positivas. Nos cinemas em 9 de novembro.
Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
A popularíssima série de livros e filmes da década de 2010 ganha uma prequela. Ambientado antes de Katniss Everdeen se voluntariar para os Jogos, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes mostra um jovem Coriolanus Snow (Tom Blyth) e uma garota do Distrito 12 (Rachel Zegler) que ele deve orientar nos Jogos Vorazes. Nos cinemas em 15 de novembro.
May December
Julianne Moore estrela como uma mulher que se tornou um nome conhecido por causa de um escândalo, e Natalie Portman é a atriz que a interpreta em um filme biográfico independente sobre sua vida. A história é baseada livremente na história de Mary Kay Letourneau, condenada por estuprar um aluno em sua escola secundária. A Indiewire classificou esse filme dirigido por Todd Haynes como um drama “deliciosamente cômico”. O filme chega à Netflix em 1º de dezembro.
Next Goal Wins
Em 2001, a seleção de futebol da Samoa Americana perdeu uma partida pelo impressionante placar de 31 a 0. Anos depois, a equipe teve um novo técnico, o mau-humorado Thomas Rongen (Michael Fassbender), recém-demitido da seleção americana, quando tentava uma vaga na Copa do Mundo. O filme é baseado em fatos reais e é dirigido por Taika Waititi. Nos cinemas em 17 de novembro.
Maestro
Bradley Cooper dirige e estrela o filme biográfico do lendário compositor e maestro Leonard Bernstein, e Carey Mulligan interpreta sua esposa. Em um determinado momento, Steven Spielberg e Martin Scorsese foram escalados para dirigir, mas ambos permaneceram como produtores. Cooper pode conseguir sua quinta indicação ao Oscar de ator por esse filme, que recebeu ótimas críticas no Festival de Cinema de Veneza. O filme chega à Netflix em 20 de dezembro.
Napoleão
Ridley Scott assume a direção da produção sobre famoso conquistador, com Joaquin Phoenix interpretando o líder militar francês e Vanessa Kirby como a imperatriz Joséphine. O épico histórico documenta sua ascensão de oficial a imperador, prometendo grandes cenas de batalha. É também a primeira vez que Phoenix e Scott trabalham juntos desde que Gladiador dominou as bilheterias há mais de 20 anos. Nos cinemas em 22 de novembro.
Saltburn
A nova produção de Emerald Fennell após seu filme de estreia vencedor do Oscar, Bela Vingança, se passa em meados dos anos 2000 e acompanha Oliver Quick (Barry Keoghan), estudante da Universidade de Oxford, que se envolve com seu colega de classe da alta sociedade Felix Catton (Jacob Elordi), o que lhe rende um convite para a propriedade palaciana da família. O filme entra em cartaz em 17 de novembro nos cinemas nos EUA, mas ainda não há data de lançamento para os cinemas brasileiros.
Pobres Criaturas
O diretor Yorgos Lanthimos se junta novamente à estrela Emma Stone e ao roteirista Tony McNamara para uma versão de Frankenstein. Stone interpreta uma mulher da era vitoriana trazida de volta à vida, enquanto Willem Dafoe é o cientista louco. Já se fala que a atuação de Stone lhe renderá um segundo prêmio de Melhor Atriz. Em cartaz nos cinemas dos EUA em 8 de dezembro; no Brasil, o lançamento está previsto para 2024.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Na China, Geração Z enfrenta dilemas devido ao alto desemprego
Geração Z está mais estressada e deprimida no trabalho, aponta pesquisa
Quanto dinheiro é necessário para ser rico? Pesquisa revela novos padrões