Bloomberg Línea — A Copa do Mundo de 2030 será realizada de forma conjunta em três países, na Espanha, em Portugal e em Marrocos, em decisão tomada pelo conselho da Fifa, a entidade que rege o futebol mundial.
Essa candidatura derrotou a de quatro países da América do Sul, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, que apresentavam como principal argumento o retorno da Copa do Mundo ao continente que abrigou a primeira edição do torneio, justamente o Uruguai, em 1930.
O anúncio foi feito nesta manhã de quarta-feira (4) pelo presidente da Conmebol, a confederação das associações dos países da América do Sul, Alejandro Domínguez, em entrevista coletiva.
Para conciliar essa efeméride, foi decidido que o jogo de abertura da Copa de 2030 será realizado em Montevidéu, enquanto Argentina e Paraguai terão cada um jogos da primeira rodada.
A Espanha receberá a Copa do Mundo pela segunda vez, depois de ter sido sede em 1982, quando a Itália se sagrou campeã. Portugal e Marrocos vão abrigar o torneio de forma inédita.
Será a primeira vez, portanto, que a Copa do Mundo será disputada em seis países. A próxima edição acontecerá em 2026 nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
- Em atualização.
Leia também
Afinal, o que o Catar ganhou com a Copa do Mundo?
Copa do Mundo: presidente da Fifa rebate críticas ao governo do Catar