Bloomberg — Donald Trump disse que selecionou o investidor de venture capital David Sacks, da Craft Ventures, para atuar como seu czar de inteligência artificial e criptomoedas, uma posição recém-criada que destaca a intenção do presidente eleito de impulsionar os dois setores em rápido desenvolvimento.
“David orientará a política do governo em inteligência artificial e criptomoedas, duas áreas críticas para o futuro da competitividade americana. David se concentrará em tornar os Estados Unidos o líder global incontestável em ambas as áreas”, disse Trump na quinta-feira (7) em um post em sua rede Truth Social.
Trump informou que Sacks também liderará o Conselho Presidencial de Assessores em Ciência e Tecnologia.
Em Sacks, Trump escolhe um de seus mais proeminentes apoiadores e arrecadadores de fundos do Vale do Silício no setor de tecnologia para uma posição de destaque em sua administração.
Leia também: A favor de criptos e contra penas duras: a escolha de Trump para liderar a SEC
Sacks desempenhou papel crucial em aumentar a arrecadação de recursos de campanha para Trump entre doadores da indústria tecnológica, incluindo a coorganização de um evento em sua casa em São Francisco em junho, com ingressos a US$ 300.000 por pessoa.
Sacks também está intimamente associado ao vice-presidente eleito JD Vance, investidor que se tornou senador por Ohio.
Sacks é um investidor de risco e parte da “PayPal Mafia” do Vale do Silício. Ele fez seu nome na indústria de tecnologia durante sua atuação como diretor de operações do PayPal, empresa de pagamentos cujos fundadores incluíam o empresário bilionário Elon Musk e o investidor Peter Thiel, no final dos anos 1990.
Após a venda da empresa para o eBay, Sacks voltou-se para Hollywood, onde produziu a sátira “Thank You for Smoking” em 2005.
De volta ao Vale do Silício, Sacks fundou a empresa de comunicações corporativas Yammer, que foi adquirida pela Microsoft em 2012 por US$ 1,2 bilhão. Em 2017, ele criou sua própria empresa de capital de risco, a Craft Ventures, e investiu em negócios de Musk, incluindo a SpaceX.
Sacks disse em um episódio recente em seu podcast All-In que uma “cláusula de gestor-chave” nos acordos legais de sua empresa de capital de risco provavelmente o impediria de assumir um cargo em tempo integral, mas que consideraria um papel consultivo na nova administração.
Uma porta-voz da Craft disse que Sacks não está deixando a empresa.
Em seu post, Trump declarou que Sacks “protegerá a liberdade de expressão online e nos afastará do preconceito e da censura das grandes empresas de tecnologia”.
Proteger a liberdade de expressão é um grande interesse de Sacks. Ele fala regularmente sobre interesses “woke” que tentam silenciar opiniões e posições impopulares.
Czar de criptomoedas
O novo cargo deve ajudar a desregulamentação da indústria de criptomoedas que Trump prometeu durante a sua campanha eleitoral.
A função deve oferecer aos defensores das criptomoedas uma linha direta com a Casa Branca e servir como um elo entre Trump, o Congresso e as agências federais que lidam com os ativos digitais, incluindo a comissão de valores mobiliários SEC e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities.
Trump fez campanha pesada de apoio às criptomoedas, depois de anteriormente menosprezar os ativos digitais durante seu primeiro mandato na Casa Branca, quando dizia que seu “valor é altamente volátil e baseado no ar rarefeito”.
O presidente eleito afirmou na quinta-feira que Sacks iria “trabalhar em uma estrutura legal para que a indústria de criptomoedas tenha a clareza que vem pedindo, e possa prosperar nos EUA”.
Durante a campanha eleitoral, Trump discursou em uma conferência sobre bitcoin, aceitou doações de campanha do setor de criptomoedas e se encontrou com executivos de empresas de mineração de bitcoin e bolsas de criptomoedas diversas vezes.
O desejo de Trump de dar prioridade à indústria de ativos digitais também se reflete em seus aliados mais próximos e suas escolhas para o gabinete, incluindo a indicação de Howard Lutnick para a Secretaria de Comércio e de Scott Bessent, o nomeado secretário do Tesouro. No início desta semana, Trump nomeou o defensor de criptomoedas Paul Atkins para liderar a SEC.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
TikTok perde apelação em tribunal e tem prazo final para ser vendido nos EUA
Trump escolhe ex-assessor da Casa Branca para o Conselho Econômico Nacional
© 2024 Bloomberg L.P.