Bloomberg — A indústria de criptomoedas está mais próxima de outro marco após a Securities and Exchange Commission (SEC) abrir caminho para o eventual lançamento dos primeiros fundos negociados em bolsa (ETFs) nos Estados Unidos que investem diretamente no token ether.
Em um passo considerado improvável até a semana passada, a SEC aprovou na quinta-feira (23) uma proposta de ativos locais operados pela Cboe Global Markets, pela Nasdaq e pela NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) para listar produtos vinculados ao segundo maior ativo digital do mundo.
Os gestores de fundos ainda precisam de uma aprovação separada da agência antes de poderem lançar os produtos, para os quais o cronograma é incerto.
Leia mais: Jovens trocam diploma em escolas de elite por startups de cripto e blockchain
Supondo que recebam “luz verde”, uma questão chave é se as carteiras de ether vão gerar algo semelhante à demanda provocada pela histórica estreia dos ETFs de bitcoin à vista nos EUA em janeiro.
Esses últimos acumularam US$ 57 bilhões em ativos, levando emissores como VanEck, ARK Investment Management, BlackRock e Fidelity Investments a competir pela vantagem de serem os primeiros a lançar veículos de investimento com base em ether.
Lara Crigger, da provedora de dados VettaFi, disse que duvida que os ETFs de ether possam atrair o mesmo volume de entradas que os produtos de Bitcoin. “Embora o ether tenha mais casos de uso, é um mercado muito menor que o do bitcoin, com menor conhecimento e reconhecimento de nome entre o público investidor geral”, disse.
O ether subia cerca de 1%, para US$ 3.805, às 6h15 desta manhã de sexta-feira (24) em Londres.
O token subiu 23% nesta semana devido às apostas de que os ETFs vão chegar - o melhor desempenho semanal da moeda digital desde 2021, segundo dados compilados pela Bloomberg.
Os mercados de criptomoedas mais amplos, incluindo o bitcoin, permaneceram estáveis.
Na semana passada, as empresas do mercado em geral esperavam que a SEC rejeitasse o plano da Cboe - e potencialmente outros - até o prazo que vencia na quinta-feira.
Os defensores esperam que as listagens eventuais atraiam dinheiro de investidores de varejo e institucionais que se sentem seguros com o ativo na forma de ETF.
Os desenvolvimentos mais recentes são um marco importante para as criptomoedas, disse Rich Rosenblum, presidente da provedora de liquidez GSR Markets, referindo-se à mudança abrupta em direção à aprovação.
Leia mais: Bitcoin sob ameaça? Ether pode se tornar o maior cripto, apostam estes investidores
“Nos doze anos em que estou negociando nesse mercado, essa foi a reversão temática mais incrível de que me lembro”, disse.
A ordem da SEC ecoou a emitida em janeiro que autorizou as bolsas a listar ETFs de bitcoin à vista, incluindo uma longa discussão sobre as correlações entre o mercado à vista de ether e os futuros que o rastreiam, hospedados pelo CME Group em Chicago.
O quão de perto os dois mercados se movem é um ponto crucial para os reguladores que desejam que os sistemas de vigilância da CME detectem anomalias de negociação antes que elas se espalhem.
Veja mais em Bloomberg.com