Bloomberg — A euforia volta a tomar conta dos mercados de criptomoedas em meio ao crescente otimismo de que os reguladores americanos aprovarão fundos de índice negociados em bolsa (ETFs) que investem diretamente em ether (ETH), o ativo digital da plataforma de blockchain ethereum.
A SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, solicitou à bolsa de Nova York e à Cboe Global Markets que atualizassem os documentos que propõem mudanças de regras para permitir a negociação desses ETFs, segundo pessoas a par do assunto que falaram à Bloomberg News e pediram anonimato.
Isso é um sinal de que as perspectivas de aprovação da SEC podem ter aumentado, embora isso não seja garantido, disse uma das pessoas.
Leia mais: Goldman Sachs diz que investidores se preparam para S&P 500 mais volátil
Enquanto isso, a Fidelity atualizou nesta terça-feira (21) sua proposta de ETF de ether junto à SEC. Entre outras coisas, a gestora disse que manterá o ETH que comprar fora de programas que pagam recompensas pela manutenção da blockchain, conhecidos como staking.
O staking de ethereum tem sido uma questão regulatória polêmica, por suscitar questionamento sobre se o token deve ser tratado como um valor mobiliário.
O aumento da atividade entre a SEC, empresas de investimento e exchanges ocorre antes do prazo final de 23 de maio para o órgão regulador aprovar ou negar um pedido da VanEck.
“A aprovação será vista como um alívio regulatório significativo para o setor”, escreveram os analistas Gautam Chhugani e Mahika Sapra, da Bernstein.
Os preços do ETH começaram a disparar na segunda-feira (20), depois que Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg Intelligence, aumentou de 25% para 75% a probabilidade estimada de que o ETF seja aprovado até 23 de maio. O ativo digital saltou mais de 20% nos últimos dois dias.
Um porta-voz da SEC disse que a agência regulatória não comenta sobre casos individuais. Porta-vozes da bolsa de Nova York, Nasdaq e Cboe não quiseram comentar.
Veja mais em bloomberg.com