Bloomberg — A PayPal anunciou o lançamento de uma stablecoin, em um passo significativo para pagamentos em tokens digitais.
O PayPal USD (PYUSD) é emitido pela Paxos Trust e totalmente lastreado por depósitos em dólar, notas do Tesouro americano de curto prazo e outros ativos de alta liquidez equivalentes a “caixa”. O anúncio foi feito na segunda-feira (7) pela empresa de pagamentos americana com sede em San Jose, Califórnia.
A stablecoin é atrelada ao dólar e estará gradualmente disponível para clientes do PayPal nos Estados Unidos.
Com o PYUSD, o CEO Dan Schulman busca consolidar o domínio da PayPal em pagamentos digitais, com uma tecnologia que permite transferências instantâneas e de baixo custo sem um intermediário central.
As ações da PayPal acumulam queda de 33% nos últimos 12 meses, o sexto pior desempenho no índice Nasdaq 100, à medida que o impulso que a pandemia deu aos pagamentos online perdeu força.
As stablecoins – moedas digitais atreladas a um ativo como o dólar – existem há quase uma década, mas são usadas principalmente por operadores de mercado para transferir ativos digitais entre exchanges, com uso limitado entre consumidores.
Há cerca de US$ 126 bilhões em stablecoins em circulação, de acordo com a CoinGecko, e a maior é de longe o USDT da Tether.
A PayPal acredita que o ambiente regulatório está “progredindo em direção a mais clareza” e vê uma demanda crescente por uma stablecoin alternativa, devido à concentração do mercado, disse Jose Fernandez da Ponte, chefe da equipe de blockchain e moedas digitais da PayPal, em entrevista.
No mês passado, a Comissão de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA aprovou um projeto de lei para regulamentar as stablecoins.
O republicano Patrick McHenry, principal defensor da proposta, disse que o PYUSD mostra que “stablecoins — se emitidas sob uma estrutura regulatória clara — são promissoras” para sistemas de pagamentos.
“Regulamentos claros e proteções robustas ao consumidor são essenciais para permitir que as stablecoins atinjam todo o seu potencial”, disse McHenry.
O PYUSD foi projetado para ser resgatável em dólares a qualquer momento e também pode ser trocado por outras criptomoedas disponíveis na rede do PayPal.
Ele pode ser usado para financiar compras e em breve estará disponível no aplicativo de pagamentos do PayPal, o Venmo. Os usuários eventualmente poderão enviar seus tokens entre carteiras do PayPal e do Venmo.
-- Com a colaboração de Emily Nicolle e Sidhartha Shukla.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
O plano bilionário da Petrobras para retomar a expansão da refinaria Abreu e Lima
Sem recessão à vista nos EUA, analistas preveem a volta do crescimento dos lucros