Bloomberg — O preço do bitcoin (BTC) subiu para o maior patamar em seis semanas à medida que os fluxos de entrada nas exchanges continuaram no início de outubro, um mês que normalmente registra ganhos na maior criptomoeda em valor de mercado. Pares menores, incluindo ethereum (ETH), litecoin (LTC) e solana (SOL), também subiram.
O avanço ocorre enquanto os traders aguardam o julgamento de Sam Bankman-Fried, fundador da exchange de criptomoedas FTX, que está programado para começar na terça-feira (3).
Os amplos ganhos nas criptomoedas contrastaram com o clima nos mercados de ações, onde os principais índices na Europa recuam nesta segunda-feira (2), sugerindo que fatores técnicos também estão em jogo.
“Parece ter havido fluxos de compra significativos, possivelmente impulsionados pelo início de um novo trimestre contábil, e os movimentos resultantes foram exacerbados pela escassa liquidez no final de semana”, disse Caroline Mauron, co-fundadora da OrBit Markets, uma provedora de liquidez de derivativos de ativos digitais, em Singapura.
Mauron disse que espera que o bitcoin continue avançando em outubro, com US$ 30.000 sendo visto como o próximo nível de resistência importante. A última vez que o BTC caiu no mês de outubro foi durante a baixa dos mercados de 2018, mostram dados compilados pela Bloomberg.
O bitcoin chegou a subir até 5,1%, para US$ 28.489 nesta segunda – o nível mais alto desde 17 de agosto. A moeda digital subiu 4,1% em setembro, mas ainda fechou no vermelho no último trimestre, com queda de 11%.
Os fluxos de entrada de stablecoins na rede Ethereum se tornaram positivos desde 28 de setembro - um indicador de que os traders estão se preparando para comprar tokens digitais, de acordo com a fornecedora de dados Nansen.
“Vimos um aumento na compra de BTC, especialmente na Coinbase, desde 28 de setembro, sugerindo que a demanda institucional está aumentando”, disse Dessislava Ianeva, pesquisadora sênior da Kaiko. “Isso se espalhou para altcoins” como solana e polygon (MATIC).
O rali também foi impulsionado pela especulação de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) eventualmente aprovará o fundo de índice (ETF) de bitcoin proposto pela BlackRock, mesmo que a reguladora tenha adiado a decisão na semana passada, disse Hayden Hughes, co-fundador da plataforma de negociação social Alpha Impact.
Bankman-Fried perdeu na semana passada mais uma tentativa de ser libertado da prisão federal de Brooklyn dias antes de ir a julgamento. O governo alega que ele comandou uma fraude multibilionária na FTX durante anos. Ele se declarou inocente.
-- Com a colaboração de Tanzeel Akhtar e Reinie Booysen.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Executivos retomam viagens, mas perfil muda e traz reflexo ao setor aéreo
Dívida de empresas de private equity aumenta nos EUA e preocupa investidores
©2023 Bloomberg L.P.