Bloomberg — Uma forte onda vendedora de criptomoedas neste fim de semana, liderada por uma queda nos tokens digitais de menor capitalização, desencadeou novos temores entre os investidores, após uma semana em que a SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, elevou a repressão sobre o setor.
As chamadas altcoins (criptomoedas alternativas ao bitcoin), incluindo o ADA de Cardano, caíram até 25% neste sábado (10), antes de reduzir um pouco o declínio, enquanto os tokens, incluindo SOL de Solana, MATIC de Polygon e AVAX de Avalanche registraram quedas percentuais de dois dígitos. O bitcoin (XBTUSD), o maior ativo digital, caiu cerca de 3% a partir das 12h (horário de Brasília). O Ether, segunda maior criptomoeda, caiu 5,6%, atingindo seu nível mais baixo desde o final de março.
O mercado cripto é conhecido por grandes oscilações durante os fins de semana, quando a atividade costuma ser mais fraca e até mesmo pequenas negociações podem causar impacto. Desta vez, os investidores já estavam nervosos depois que a SEC abriu processos no início da semana contra a Binance e Coinbase, duas empresas líderes do mercado, e sinalizou uma série de altcoins como títulos não registrados, incluindo SOL, MATIC e ADA.
O nervosismo foi agravado pela especulação sobre um boato de que um fundo vendeu todas as suas participações em tais tokens. Uma imagem circulou no Twitter mostrando uma notícia falsa cobrindo a liquidação, embora analistas de mercado tenham dito que havia poucos motivos para acreditar que o boato era verdadeiro. Outras especulações em torno da decisão da Robinhood de retirar certas altcoins de sua plataforma também alimentaram o sentimento negativo.
Noelle Acheson, ex-chefe de análise de mercado da Genesis Global Trading, disse que pode haver outra causa para a queda de preço, como um grande detentor ou fundo saindo de suas posições ou uma tentativa de reduzir os preços para cobrir posições vendidas.
“A mudança de hoje não é uma boa notícia, e não apenas por causa dos preços mais baixos. Isso lembra aos investidores como o mercado é escasso atualmente e como os preços podem ser manipulados”, escreveu Acheson em seu boletim informativo no sábado.
Uma designação como um título não registrado pode tornar os tokens mais difíceis de negociar se as bolsas evitarem listá-los por medo de irritar a SEC. A Robinhood disse na sexta-feira que abandonará o SOL de Solana, o ADA de Cardano e o MATIC de Polygon a partir de 27 de junho.
“Independentemente de os tokens físicos mantidos por Robinhood terem sido movidos ou não, o fato de que no final do mês os tokens serão vendidos, se não forem movidos, inicia uma negociação muito fácil para as pessoas pré-posicionarem”, Spencer Hallarn , trader de derivativos da empresa de investimentos cripto GSR, disse. “Além disso, houve uma retirada geral de liquidez do mercado à medida que várias pessoas recuaram.”
Repressão da SEC
As ações de fiscalização contra a indústria de criptomoedas cresceram na última semana nos EUA. A SEC acusou a Binance e seu fundador, Changpeng Zhao, de supostamente fazer má gestão dos fundos dos clientes, enganar investidores e reguladores e violar as regras de valores mobiliários. A Binance chamou a ação da SEC de “decepcionante” e disse que pretende defender sua plataforma “vigorosamente”.
A Coinbase contestou a alegação da SEC de que promove trocas ilegais e disse que está preparada para levar a batalha legal até a Suprema Corte. O BNB, um criptoativo que pode ser visto como árbitro de sentimentos em relação ao seu criador original Binance, caiu mais de 6% no sábado, atingindo o nível mais baixo desde julho passado.
Embora os reguladores dos EUA vejam o bitcoin como uma commodity, o presidente da SEC, Gary Gensler, há muito diz que a maioria dos outros tokens está sujeita às leis de proteção ao investidor da agência e que as plataformas de negociação devem se registrar no regulador.
Mas rotular tokens específicos representa uma abordagem mais dura, parte de uma repressão aos ativos digitais neste ano, seguindo uma rota em 2022 e uma série de explosões, incluindo a falência da bolsa FTX.
-- Com a colaboração de Yueqi Yang e Muyao Shen.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
As implicações do processo da SEC contra a Binance no mercado de criptos
Um dia após a Binance, Coinbase sofre ação da SEC por suposta violação nos EUA
© 2023 Bloomberg LP