Presidente Lula está internado na UTI após cirurgia de emergência no cérebro

Lula está em ‘boas condições’ após ter sido operado na noite de segunda-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, diante de exames que apontaram uma hemorragia intracraniana

Por

Bloomberg — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na unidade de terapia intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de passar por uma cirurgia de emergência na noite de segunda-feira (9), de acordo com um comunicado oficial.

A operação chamada de craniotomia transcorreu sem intercorrências e Lula está em boas condições de saúde e sendo monitorado na UTI, informou o hospital.

Lula, 79 anos, sentiu dores de cabeça na noite de segunda-feira e foi levado para exames: uma tomografia cerebral mostrou a ocorrência de uma hemorragia intracraniana, resultante da queda que sofreu no banheiro de sua casa em outubro, ainda de acordo com o boletim do hospital.

A saúde do presidente tem sido objeto de especulação desde que ele sofreu o acidente doméstico em outubro. Na época, seu médico disse que Lula havia se recuperado e que em nenhum momento havia perdido a consciência ou estava desorientado.

No entanto, isso levou ao cancelamento de uma viagem à cúpula dos Brics na Rússia e levantou dúvidas sobre se ele estaria em condições de sediar a reunião do G20 no Rio de Janeiro em novembro.

No período que antecedeu esse grande evento, Lula se recusou a viajar de avião - inclusive para se encontrar com o presidente Joe Biden na Amazônia - e também presidiu uma reunião de cúpula no Rio de Janeiro, na qual não concedeu a habitual entrevista coletiva ao fim do evento.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Governo Lula propõe imposto extra para renda acima de R$ 50 mil, diz Haddad

©2024 Bloomberg L.P.