PIB do Brasil cresce 0,8% no primeiro trimestre, acima do esperado no mercado

Segundo o IBGE, o setor de Serviços puxou a variação positiva, com alta de 1,4%; na base anual, houve avanço de 2,5%, acima das estimativas de 2,3% pelo consenso da Bloomberg

Por

Bloomberg Línea — O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve crescimento de 0,8% no primeiro trimestre deste ano na comparação com os três meses finais de 2023. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve alta de 2,5% no PIB. Em ambos os casos, o resultado veio acima das projeções.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de Serviços puxou a variação positiva, com alta de 1,4%, principalmente devido às contribuições do comércio (3,0%), de informação e comunicação (2,1%) e de outras atividades de serviços (1,6%). A agropecuária, por sua vez, cresceu 11,3%.

Estimativa mediana de economistas ouvidos pela Bloomberg apontavam um crescimento de 2,3% na comparação anual.

Na comparação com o quarto trimestre de 2023, a expansão prevista era de 0,7%, após estagnação no período anterior.

Entre os destaques do resultado estiveram “o comércio varejista e os serviços pessoais, ligados ao crescimento do consumo das famílias, a atividade internet e desenvolvimento de sistemas, devido ao aumento dos investimentos, e os serviços profissionais, que transpassam à economia como um todo”, segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, em comunicado.

- Em atualização.

Leia também

PIB do Brasil cresce 2,9% em 2023, mas fica estável no quarto trimestre