Bloomberg — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está “acordado e conversando” após um procedimento médico programado e realizado nesta manhã de quinta-feira (12), dois dias depois de passar por uma cirurgia cerebral de emergência, de acordo com seu médico.
O presidente do Brasil, atualmente com 79 anos, foi submetido nesta quinta a uma embolização da artéria meníngea.
O objetivo é evitar futuras hemorragias intracranianas relacionadas a complicações de um acidente doméstico que ele sofreu em outubro, quando caiu no banheiro e machucou a nuca.
“O procedimento começou às 7h10 e terminou menos de uma hora depois”, disse o médico Roberto Kalil a jornalistas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Lula está sendo tratado.
Ele disse que a operação foi bem-sucedida e que mais detalhes sobre a saúde do presidente seriam fornecidos em uma entrevista coletiva de imprensa nesta manhã.
Leia mais: Presidente Lula está internado na UTI após cirurgia de emergência no cérebro
Lula foi levado às pressas para São Paulo para uma cirurgia de emergência após sofrer dores de cabeça na segunda-feira (9) e ser diagnosticado com uma hemorragia intracraniana.
Sua saúde tem sido objeto de especulação política e nas redes sociais desde a queda de outubro, que o levou a cancelar sua participação em algumas cúpulas internacionais.
Os acontecimentos desta semana chegam em um momento considerado desafiador para o líder de esquerda, já que o seu governo tenta aprovar no Congresso os cortes de gastos públicos que há muito tempo são almejados por investidores e empresários para restaurar a confiança na economia.
Veja mais em bloomberg.com