Jair Bolsonaro passa por uma nova cirurgia abdominal

O ex-presidente foi hospitalizado na sexta-feira após sentir dores durante um comício político no Rio Grande do Norte, e exames revelaram problema intestinal

Exames laboratoriais e de imagem “evidenciaram persistência da obstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas”, segundo o boletim médico do hospita
Por Leonardo Lara
13 de Abril, 2025 | 02:24 PM

Bloomberg — O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma nova cirurgia intestinal em um hospital de Brasília na manhã de domingo (14). Ele foi hospitalizado na sexta-feira reclamando de fortes dores abdominais que interromperam sua participação em um comício político.

Bolsonaro estava no Rio Grande do Norte e foi transferido para Brasília na noite de sábado, onde foi submetido a exames laboratoriais e de imagem que “evidenciaram persistência da obstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas”, segundo o boletim médico do hospital.

PUBLICIDADE

Os médicos optaram pelo tratamento cirúrgico “de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz o boletim.

Leia também: Jair Bolsonaro é internado após sentir dores abdominais

Bolsonaro alegou sentir dores “fortes” na mesma parte do corpo onde foi esfaqueado enquanto fazia campanha para presidente em setembro de 2018, disse a assessoria de imprensa de Partido Liberal (PL) em um comunicado. Ele foi internado em um hospital em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, e depois transportado de helicóptero para um hospital na capital, Natal, disse o partido político.

PUBLICIDADE

No final do dia, Bolsonaro postou uma foto nas redes sociais mostrando a si mesmo em uma cama de hospital, com uma mensagem dizendo que havia “complicações” em seu intestino delgado. “Estarei de volta em breve, pronto para retomar minha missão de viajar pelas cinco regiões do Brasil”, disse ele.

Bolsonaro está viajando pelo país sob a pressão de seus graves e contínuos problemas legais. Ele será julgado por alegações de que tentou um golpe após sua derrota nas eleições de 2022, depois que o Supremo Tribunal Federal aceitou acusações criminais contra ele.

Leia também: STF decide por unanimidade tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe

PUBLICIDADE

O caso contra Bolsonaro decorre de uma investigação sobre os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando milhares de seus apoiadores invadiram prédios do governo em Brasília, apenas uma semana depois que seu rival e atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou ao cargo.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também: Bolsonaro aposta em ‘Trumpão’ para voltar ao jogo do poder e concorrer em 2026