IPCA acelera para 0,56% em dezembro, acima das expectativas do mercado

Com o resultado, o IPCA fechou 2023 com alta acumulada de 4,62%, dentro do intervalo da meta da inflação determinada pelo Conselho Monetário Nacional

IPCA acelera para 0,56% em dezembro, acima das expectativas do mercado
11 de Janeiro, 2024 | 09:11 AM

Bloomberg Línea — O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,56% em dezembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em novembro, a alta havia sido de 0,28%.

Economistas consultados pela Bloomberg projetavam alta de 0,50% ante novembro.

Com o resultado de dezembro, o IPCA fechou 2023 com alta acumulada de 4,62%, dentro do intervalo da meta da inflação determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que era de 3,25%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo (de 1,75% a 4,75%).

Segundo o IBGE, todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados registraram alta. A maior variação veio do grupo de alimentação e bebidas (1,11%), que acelerou em relação a novembro (0,63%) e exerceu o maior impacto sobre o resultado geral (0,23 ponto percentual).

PUBLICIDADE

“O aumento da temperatura e o maior volume de chuvas em diversas regiões do país influenciaram a produção dos alimentos, principalmente dos in natura, como os tubérculos, hortaliças e frutas, que são mais sensíveis a essas variações climáticas”, explica André Almeida, gerente do IBGE responsável pelo IPCA, em nota.

No grupo dos transportes, o segundo que mais contribuiu para o índice geral, as passagens aéreas continuaram subindo. Dezembro foi o quarto mês seguido de aumento desse subitem, que representou o maior impacto individual sobre a inflação do país (0,08 p.p.), de acordo com o IBGE.

Por outro lado, todos os combustíveis pesquisados (-0,50%) tiveram deflação: óleo diesel (-1,96%), etanol (-1,24%), gasolina (-0,34%) e gás veicular (-0,21%).

“Pelo fato de a gasolina ser o subitem de maior peso entre os 377 pesquisados pelo IPCA, com essa queda, ela segurou o resultado no índice do mês”, escreve Almeida. Em dezembro, os preços da commodity caíram pelo terceiro mês consecutivo.

Juros

O dado de inflação é acompanhado de perto por investidores, que monitoram os passos do Banco Central no ciclo de flexibilização monetária.

Em 2023, o BC cortou 2 pontos percentuais da Selic, levando a taxa para 11,75% ao ano.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) acontece nos dias 30 e 31 de janeiro e a expectativa, segundo o relatório Focus mais recente, é de novo corte de 0,50 pp, para 11,25% ao ano.

PUBLICIDADE

Leia também:

De multifamily a galpões: os planos da Brookfield em imóveis no país, segundo o CEO

Controlador da Gol e da Avianca discute reestruturação com credores, dizem fontes

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.