Bloomberg Línea — O economista Carlos Antônio Vieira Fernandes será o novo presidente da Caixa Econômica Federal, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A informação foi divulgada pela secretaria de comunicação da Presidência.
O novo presidente da Caixa vai substituir Maria Rita Serrano, que havia sido indicada por Lula para o cargo no início do governo, em janeiro.
A troca no comando do banco ocorre em meio a negociações para ceder espaço para o grupo político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em troca de apoio político no Congresso a projetos do governo.
Carlos Antônio Vieira Fernandes é visto como um aliado de Arthur Lira, do Progressistas (PP).
A expectativa é de que, com a mudança, haja trocas também nas vice-presidências do banco para abrigar outros aliados políticos do PP.
A Caixa Econômica Federal, um dos maiores bancos públicos do país, é responsável por quase 70% do financiamento imobiliário no país. Em setembro, a então presidente Rita Serrano afirmou que a carteira de crédito imobiliário do banco atingiu R$ 700 bilhões.
O banco também faz o gerenciamento de programas sociais do governo, como o Bolsa Família, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) entre outros, sendo responsável pelos pagamentos aos beneficiários.
Leia também
CEO do Santander Brasil: Vamos buscar crescimento maior da carteira em 2024
Gestora de renda fixa Capital Group aposta em dívida do Brasil e de outros emergentes
Os riscos para a economia de uma guerra prolongada no Oriente Médio, segundo o FMI