Funcionamento dos bancos no carnaval 2024: como fica o expediente bancário

Bancos estarão fechados durante o carnaval, considerado ponto facultativo na maioria dos estados brasileiros, exceto Rio de Janeiro

Alguns estabelecimentos estarão fechados durante o carnaval
05 de Fevereiro, 2024 | 04:12 PM

Bloomberg Línea — O carnaval, apesar de ser uma data popular no Brasil, não é considerado feriado nacional, sendo apenas ponto facultativo.

Apesar disso, na segunda-feira, dia 12, e na terça, dia 13, algumas instituições e estabelecimentos ficam fechados — como é o caso do pregão na B3.

Os dias de folia são considerados feriado somente no estado do Rio de Janeiro e nas cidades de Araxá, em Minas Gerais, e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Expediente bancário no carnaval

Os bancos ficarão fechados na segunda (12) e na terça (13) e voltam a funcionar depois do meio-dia na Quarta-feira de Cinzas, dia 14.

PUBLICIDADE

O carnaval é um feriado bancário, de acordo com a a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O encerramento previsto para as agências é o horário normal de fechamento.

Segundo a Febraban, nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

Durante o carnaval, a Febraban orienta os clientes a “utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências”.

Contas de consumo ou carnês com datas de vencimento no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte, de acordo com a Febraban, que explica que os tributos, normalmente, já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Leia também:

Pacaembu é um ativo imobiliário que vai muito além do futebol, diz CEO

Rogério Xavier, da SPX, vê chance de BC acelerar ritmo se Fed cortar juro em março

Marcio Pochmann, do IBGE, quer atualizar o órgão para medir a economia digital

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.