Bloomberg Línea — Um avião da Voepass Linhas Aéreas, anteriormente conhecida como Passaredo, caiu na tarde desta sexta-feira (9) no município de Vinhedo, no interior do estado de São Paulo.
Segundo informações da companhia aérea, 62 pessoas estava a bordo do voo 2283, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes. A companhia afirmou que todas as pessoas a bordo morreram. Segundo um porta-voz da Polícia Militar, o acidente não deixou vítimas ou feridos no solo.
O avião decolou de Cascavel, no interior do Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e caiu no início da tarde em um terreno próximo a casas em um condomínio na cidade a cerca de 80 quilômetros da capital paulista.
Leia mais: Boeing vai se declarar culpada de fraude em violar acordo sobre acidentes do 737 MAX
Nas redes sociais, usuários publicaram vídeos que registram o momento da queda da aeronave.
“A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, disse a companhia em comunicado.
A empresa disponibilizou um telefone para o atendimento a passageiros, familiares e colaboradores: 0800 9419712.
“Neste momento, a Voepass Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente”, disse a empresa.
A empresa havia informado na sexta-feira que 61 pessoas estava a bordo, mas alterou o número em um comunicado posterior neste sábado (10).
A aérea afirmou que um dos nomes não estava na lista inicial de passageiros embarcados por uma questão técnica da validação de check-in, embarque e contagem.
A aeronave de prefixo PS-VPB é um avião comercial bimotor de modelo ATR-72. O voo decolou às 11h46 com destino ao Aeroporto de Guarulhos, segundo a Voepass. A empresa diz que não havia restrição operacional e os sistemas estavam aptos para a realização do voo.
Segundo informações do FlightRadar, que acompanha as informações sobre voos, o último registro do voo é de 13h22, quando sobrevoava a região de Vinhedo.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que “monitora a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Voepass é a aérea mais antiga ainda em operação no Brasil, fundada em 1995. A empresa entrou em recuperação judicial em 2012, quando houve a troca do modelo das aeronaves de Airbus A310-300 pelo atual, o ATR-72. O fim da recuperação judicial foi decretado em 2017.
A companhia também tem um acordo de compartilhamento de código (code share) com a Latam Brasil, autorizado pela Anac e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), válido desde 2015. Isso significa que a Latam pode comercializar passagens com destinos ou origens em áreas em que a Voepass opera.
-- Atualizado para atualizar o número de pessoas a bordo informado pela companhia no sábado.