Bloomberg Línea — A Kepler Weber (KEPL) anunciou nesta terça-feira (29) uma parceria entre a sua empresa de agro inteligência, a Procer, e a XP.
O objetivo da colaboração é ampliar o acesso a soluções financeiras oferecidas pela Procer. A empresa, que teve 51% do seu capital adquirido pela Kepler Weber em 2023, atende atualmente mais de 1.500 clientes e opera com cerca de 2.000 unidades de armazenagem conectadas.
O CEO da Kepler, Bernardo Nogueira, afirmou nesta terça-feira (29) que um projeto-piloto, fruto da parceria, foi iniciado em fevereiro deste ano na região de Criciúma, no sul de Santa Catarina.
Leia também: Kepler Weber mira expansão em aluguel de silos com o aumento da safra de grãos
Segundo Nogueira, a proposta da aliança é integrar os diversos elos da cadeia do agronegócio, do produtor rural a tradings, seguradoras, usinas de etanol e operadores logísticos, com geração de valor.
“Nos posicionamos como uma plataforma de conectividade de todo o agro brasileiro”, disse o executivo.
“Quando adquirimos a Procer, em 2023, foi como instalar a fiação elétrica. Agora, com a entrada da XP, estamos acendendo a luz”, comparou Nogueira.
Ele acrescentou que outros projetos envolvendo a Procer, e, consequentemente, sua estratégia de dados, já estão em estágio avançado.
“Esse é um universo novo para nós, mas altamente estratégico. E, ao mesmo tempo que traz oportunidades de geração de valor e exige mais da companhia.”
Felipe Campelo, head de Middle Market no Banco de Atacado da XP, afirmou que a parceria surgiu de um alinhamento natural entre as empresas, com foco em gerar eficiência para o produtor rural.
Segundo ele, os clientes terão acesso a ferramentas de proteção de preço (hedge) como travas de soja futura, câmbio e outros instrumentos financeiros, além de seguros, consórcios e linhas de crédito.
Com a parceria, a expectativa é que os clientes da Procer recebam ofertas e informações da XP diretamente pelo aplicativo da empresa. A monetização da parceria ocorrerá a partir da recorrência das operações.
Não há exclusividade prevista na parceria.
“O primeiro passo dessa colaboração é compreender o mercado e levar nossos serviços aos clientes da Procer, mas temos uma agenda ambiciosa, com potencial de expansão”, disse Campelo durante a coletiva.
Em 2021, antes da aquisição da Kepler, a Procer registrou R$ 31,5 milhões em receita líquida.
A companhia de silos não divulga os dados atuais de receita da empresa de agro inteligência, mas diz que a Procer apresentou crescimento em receita de cerca de 30%.
Leia também
Com importação recorde de soja do Brasil, China diz que não precisa de grãos dos EUA
Cargill vê expansão de esmagamento de soja no país sob risco com tarifas de Trump
De equinos a pets: Boehringer cresce em saúde animal e mira expansão no Brasil