Ovos que não chocam: empresa nos EUA alerta para ameaça à produção de frango

Fenômeno apontado pela Pilgrim’s Pride, subsidiária da JBS, afeta o fornecimento da proteína nos EUA e pode pressionar os preços em um momento de inflação geral ainda elevada

Por

Bloomberg — Um fenômeno estranho tem afetado o fornecimento de frango nos Estados Unidos, ameaçando elevar os preços da proteína em um momento de inflação geral persistentemente alta. Um número surpreendentemente elevado de ovos em incubadoras, geralmente usados para criar novos suprimentos, não estão chocando, segundo a Pilgrim’s Pride, subsidiária da JBS (JBSS3).

A empresa, uma das maiores produtoras de frango do mundo, disse que problemas persistentes nas incubadoras em toda a indústria podem fazer com que a produção de frango cresça, neste ano, menos do que 1,5%, estimativa do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Os problemas derivam de uma nova raça de galos que requerem uma gestão mais próxima — uma das principais causas do declínio nas taxas de fertilidade que está prejudicando a indústria, disse o CEO da Pilgrim’s, Fabio Sandri, na quinta-feira (02), em teleconferência com analistas para discutir os ganhos da empresa.

Leia também: Milho atinge a máxima de quatro meses com preocupações com o clima e enchentes no Sul

“Não temos alojamentos para separar os machos por peso. Não temos mão de obra para pesar individualmente todos esses machos para garantir que estejam no peso ideal para a reprodução”, disse Sandri.

O número de ovos chocados tem diminuído constantemente nos últimos anos e, em 2024, tem uma média de cerca de 77% do total de ovos em incubadoras, de acordo com dados do USDA. Isso se compara com médias superiores a 80% uma década atrás.

O obstáculo para expandir a produção vem em um momento em que os consumidores estão recorrendo ao frango como alternativa mais barata à carne bovina. Isso tem dado às empresas, como a Pilgrim’s, um incentivo para aumentar os suprimentos.

Esta não é a primeira vez que questões de fertilidade são levantadas. Em 2021, Sandri disse que raças de aves usadas por algumas das maiores empresas de frango estavam produzindo menos ovos.

Enquanto isso, produtores no Brasil e na Europa podem obter melhor taxa de chocamento ao gerenciar melhor as aves, disse Sandri. “A indústria nos EUA não está acostumada com isso”, disse ele.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Pedidos de recuperação judicial por produtores do agro disparam, diz Serasa