Bloomberg — A produção de vinho da França para 2024 deve cair 22% em 2024 devido ao mau tempo em todas as regiões de cultivo.
A produção do maior produtor de vinho do mundo deve ser de 37,5 milhões de hectolitros este ano, o que também está 15% abaixo da média de cinco anos, de acordo com um relatório do Ministério da Agricultura que cita estimativas até 1º de outubro.
“A redução se deve às condições climáticas desfavoráveis que afetaram todas as áreas de cultivo de vinho”, disse o relatório.
Todos os tipos de vinhos devem sofrer uma queda na produção, especialmente os das regiões de Borgonha, Beaujolais e Champagne e os vinhos destinados à produção de conhaque.
Leia também: Seca histórica no Brasil eleva os preços globais e ameaça o crescimento da economia
A produção de vinho atingiu o menor patamar em 60 anos no ano passado, mas uma oferta global em excesso persistiu, indicando que a demanda está caindo mais rapidamente.
As condições caóticas do clima, intensificadas pela mudança climática, também estão prejudicando os produtores. A França tem ajudado alguns produtores a arrancar permanentemente as videiras.
O mau tempo também prejudicou outras culturas na França, o maior produtor agrícola da União Europeia. A colheita de trigo mole está caindo para o nível mais baixo em 40 anos. O mês passado marcou o setembro mais úmido em 25 anos, de acordo com a Météo-France.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Queda na demanda da China afeta preços e é o novo risco ao agro global