Corredor do Mar Negro garante exportações de grãos da Ucrânia

Exportações do país superaram 13 milhões de toneladas e superaram as ameaças da Rússia em meio ao conflito no país

Navio carregado com grãs em porto na Ucrânia em foto de 2016
Por Olesia Safronova
03 de Janeiro, 2024 | 07:14 PM

Bloomberg — A Ucrânia exportou 13 milhões de toneladas de produtos por meio de um corredor de navegação no Mar Negro, estabelecido depois que a Rússia abandonou um acordo que garantia a movimentação segura de embarcações.

Os portos aceitaram 430 embarcações para carregamento desde a criação do corredor em agosto, afirmou o ministro da infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, em uma postagem recente no X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter.

Kiev estabeleceu o corredor para permitir o transporte de commodities essenciais, especialmente grãos, incluindo trigo, de seus portos de águas profundas, após Moscou deixar um acordo para garantir o fluxo de grãos do Mar Negro apoiado pelas Nações Unidas, que garantia a passagem segura para as safras.

Bridget Brink, embaixadora dos EUA na Ucrânia, chamou a contínua movimentação de carga de “uma conquista significativa, já que a Ucrânia continua alimentando o mundo”.

PUBLICIDADE

A capacidade da Ucrânia de navegar pelo Mar Negro ocorre enquanto a Rússia moveu sua frota naval de Crimea para Novorossiysk, em resposta a ataques repetidos às embarcações, o mais recente ocorrido em 26 de dezembro.

O fornecimento de mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow e franceses Scalp ajudou a Ucrânia a inclinar a balança a seu favor, conforme relatado pela Bloomberg na semana passada, permitindo que evitasse as defesas aéreas para realizar ataques precisos em alvos russos.

A frota russa “não é mais capaz de operar na parte ocidental do Mar Negro”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy em 24 de outubro, chamando isso de um “feito histórico” para seu país.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Portugal, um dos destinos favoritos de brasileiros, tem recorde de gastos de turistas