Bloomberg — A Pilgrim’s Pride (PPC), uma das maiores processadoras de aves do mundo, tem sido beneficiada pelos custos mais baixos dos grãos usados na alimentação dos animais e pela crescente demanda por frango nos Estados Unidos, o que fez a empresa registrar lucro que superou as expectativas.
A empresa, controlada pela brasileira JBS (JBSS3), registrou lucro ajustado de 77 centavos por ação nos três meses encerrados em 31 de março, de acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira (1). O resultado ficou acima da média das estimativas de analistas compiladas pela Bloomberg, de 69 centavos.
Os produtores de frango recentemente se beneficiaram de rações mais baratas e estoques mais apertados à medida que a demanda melhora.
Leia também: Como a queda da importação de carne pela China afeta o Brasil e os frigoríficos
Os consumidores americanos têm buscado alternativas aos preços mais altos da carne bovina, dando um impulso a um segmento que viu os resultados afundarem no ano passado devido a um excesso de oferta.
“Nosso portfólio nos EUA continua demonstrando a capacidade de capturar oportunidades de mercado enquanto minimiza o risco de queda por meio de um conjunto diversificado de ofertas em múltiplos tamanhos de ave e itens de valor agregado”, disse o CEO Fabio Sandri.
“Embora tenhamos enfrentado condições de mercado deprimidas e inflação persistente do consumidor ao longo de 2023, vimos isso como uma oportunidade para aprimorar nossa vantagem competitiva.”
As condições melhoradas têm sido particularmente favoráveis para a Pilgrim’s, que tem pouca exposição a outras proteínas.
As ações da empresa dispararam 28% este ano — o maior desempenho entre os principais rivais globais — para o nível mais alto desde 2017. Os lucros da empresa registraram melhora por cinco trimestres seguidos.
Os preços do milho e do farelo de soja — os dois principais ingredientes na ração animal — caíram dos níveis vistos no início de 2023, reduzindo os custos de criação das aves.
Enquanto isso, os preços domésticos médios do peito de frango sem osso e sem pele subiram quase 5% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre. Já os filés e as asas inteiras aumentaram 29% e 83%, respectivamente, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.
A Pilgrim’s disse que seu negócio que produz aves grandes se beneficiou de “eficiências operacionais aprimoradas e fundamentos de mercado”.
O lucro bruto nos EUA aumentou seis vezes em relação ao ano anterior, para US$ 237,2 milhões, com aumentos mais modestos vistos na Europa e no México.
As vendas de cortes prontos para consumo e de aves pequenas continuaram a crescer, com mais promoções atraindo consumidores, disse a empresa.
Veja mais em Bloomberg.com