Café robusta atinge maior preço em 45 anos no atacado com escassez global

Os futuros de rubusta em Londres registram alta de 25% no acumulado do ano, mesmo após um forte recuo na semana passada

Por

Bloomberg — O preço do café robusta no atacado atingiu o nível mais alto em 45 anos, em meio a uma crise de oferta global impulsionada pela seca no Vietnã, segundo a Organização Internacional do Café.

O indicador de preços no atacado da OIC subiu 17% em abril para o nível mais alto desde 1979, informou o grupo em seu relatório mensal.

O Vietnã – maior produtor mundial da variedade robusta, também chamada de conilon – “continua a enfrentar dificuldades de abastecimento” após produção fraca na última e atual safra, afirmou. O Brasil é o maior produtor de café arábica e segundo maior de robusta.

Leia também: Whirpool faz aposta em máquinas de café espresso da KitchenAid de US$ 2.000

A situação pode piorar, com áreas de cultivo no Vietnã ainda castigadas pelo clima quente e seco que esgota a água para irrigação. Os futuros de rubusta em Londres registram alta de 25% no ano, mesmo após um forte recuo na semana passada.

Os preços caíram na semana passada com expectativas de que o cinturão cafeeiro do Vietnã poderá começar a se recuperar este mês e os fundos alavancados reduziram apostas em altas adicionais de preços.

A maior oferta de grãos arábica também ajuda a moderar a crise de oferta.

O indicador da ICO é baseado em um agregado de preços à vista nos principais mercados.

Veja mais em bloomberg.com