Área plantada de soja deve ter a menor expansão no Brasil em quase 20 anos

Consultoria Safras & Mercado projeta que os produtores devem plantar 47,3 milhões de hectares de soja este ano, um aumento de apenas 1,9% sobre a 2023, o menor crescimento desde 2006

Por

Bloomberg — A área plantada de soja no Brasil deve ter a expansão mais lenta em quase duas décadas, já que os preços mais baixos corroeram as margens de lucro dos agricultores.

Os produtores plantarão 47,3 milhões de hectares com a oleaginosa este ano, um aumento de 1,9% em relação a 2023, informou a empresa de consultoria Safras & Mercado na última sexta-feira (12). Esse seria o menor crescimento percentual desde 2006, quando a área diminuiu pela última vez.

A desaceleração no Brasil, após anos de crescimento desenfreado da produção, ocorre em um momento em que a perspectiva de estoques globais recordes pesou sobre os preços da soja, que é usada em diversos tipos de alimentos e produtos, desde ração para frangos até biodiesel.

Essa é uma boa notícia para os agricultores dos Estados Unidos, que têm enfrentado uma concorrência acirrada do Brasil, maior fornecedor mundial da commodity. Isso também ilustra as restrições de crédito enfrentadas pelos produtores brasileiros, que tiveram um número recorde de inadimplência este ano.

O plantio de soja no Brasil normalmente começa em setembro e a colheita tem início em janeiro. O país ainda pode produzir um recorde de 171,5 milhões de toneladas da oleaginosa nesta safra, supondo um aumento de 11% na produtividade, disse a consultoria.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Atentado contra Trump expõe escalada global de polarização e violência política

Vale busca sinal verde para projeto de mineração de US$ 1,3 bi em Minas Gerais