Breakfast

Aposta na China na corrida de IA

Também no Breakfast: O que o tomate ensina sobre o livre comércio | China importa volume recorde de soja do Brasil | Nvidia diz que chinesa DeepSeek veio para democratizar IA

29 de Abril, 2025 | 07:26 AM
Tempo de leitura: 2 minutos

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Em sua terceira edição no Brasil, o Web Summit repete a fórmula que o transformou em um dos maiores eventos de inovação do mundo, com palcos dominados por executivos de multinacionais americanas.

Da China, a principal presença é a do TikTok, plataforma que vive dias de incertezas nos EUA, cujo governo - desde a era Biden - procura forçar a venda de sua operação americana pela ByteDance para uma big tech.

O cenário corrente da plataforma contrasta com a perspectiva mais ampla defendida pelo cofundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave.

PUBLICIDADE

O empreendedor irlandês prevê que a China e os modelos open source serão os vencedores na corrida de IA generativa, apesar de as big techs americanas estarem hoje por trás dos principais LLMs (Large Language Models).

“A inteligência artificial open source exerce uma grande influência, e, entre as megatendências, a única verdadeira são a China e a tecnologia chinesa”, disse em entrevista à Bloomberg Línea, citando o volume em larga escala de pesquisas de ponta no país asiático a partir das universidades.

⇒ Leia mais: China e modelo open source serão as vencedoras da IA, diz CEO do Web Summit

Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit: O que torna a China tão dominante em tantas áreas de tecnologia avançada é o setor universitário

No radar dos mercados

As ações globais operam em leve alta nesta terça-feira (29) enquanto os investidores monitoram alguns balanços corporativos na Europa e aguardam avanços nas negociações comerciais.

- Porsche revisa margem. A fabricante projeta que sua margem de lucro caia para até 6,5%, abaixo do guidance anterior que era de pelo menos 10%. A companhia é uma das montadoras mais expostas às tarifas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, pois não possui fábricas no país.

- Liberais vencem no Canadá. O partido do atual primeiro-ministro Mark Carney foi vencedor com cerca de 43% dos votos válidos, mas pode ficar aquém das 172 cadeiras necessárias para obter a maioria, o que significa que pode ter que trabalhar com outros partidos para aprovar orçamentos.

- Estratégia da Novartis. A companhia elevou suas perspectivas para o ano, impulsionada pelas vendas de medicamentos para câncer de mama, esclerose múltipla e psoríase. No início deste mês, a Novartis prometeu investir US$ 23 bilhões nos EUA para contornar as tarifas.

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Ações globais 29/04/25
🔘 As bolsas ontem (28/04): Dow Jones Industrials (+0,28%), S&P 500 (+0,06%), Nasdaq Composite (+0,10%), Stoxx 600 (+0,53%), Ibovespa (+0,21%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Com preço do carro ainda elevado, locadoras têm desafio de repasse de tarifas

Com importação recorde de soja do Brasil, China diz que não precisa de grãos dos EUA

Fortes oscilações de energia são apontadas como causa de apagão em Portugal e Espanha

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: ‘A DeepSeek veio para democratizar o uso de agentes de IA’, diz diretor da Nvidia | De equinos a pets: Boehringer cresce em saúde animal e mira expansão no Brasil

• Opinião Bloomberg: Protecionismo no prato: o que tomates ensinam sobre os benefícios do livre comércio

• Para não ficar de fora: ‘Nova ordem mundial’ do mercado de dívida dos EUA gera medo de título longo

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)