Bloomberg — O fundador da Citadel, Ken Griffin, disse que a guerra comercial do presidente Donald Trump atrapalhou os planos dos líderes empresariais de passar os próximos quatro anos concentrados no crescimento.
Os CEOs estavam ansiosos por um longo período sem ter de lidar com novas regulamentações, disse Griffin nesta quarta-feira (23) na Cúpula de Economia Mundial da Semafor.
“Infelizmente, a guerra comercial, que se transformou em uma situação nonsense, significa que estamos gastando tempo pensando nas cadeias de suprimentos”, disse Griffin em uma entrevista na qual avaliou o mandato de Trump como “misto” até o momento.
Leia também: Risco fiscal pesa mais para ações brasileiras do que tarifas, diz Bradesco BBI
Griffin já havia criticado as tarifas de Trump, embora tenha dito que concorda com a avaliação do presidente sobre os problemas que os Estados Unidos enfrentam.
Nesta quarta-feira, Griffin disse que as políticas de imigração de Donald Trump e os esforços para reduzir o desperdício do governo foram grandes vitórias para o governo.
“O presidente Trump tem uma noção incrivelmente boa de onde estão os problemas”, disse Griffin. “Mas estamos agindo muito rapidamente, muito ao acaso, e estamos quebrando muitos vidros ao tentar resolver alguns problemas muito reais.”
As tarifas globais do presidente, mais severas do que o esperado, algumas das quais ele suspendeu dias depois, abalaram vários setores do mercado. Os comentários de Trump ameaçando a independência do Federal Reserve também contribuíram para a volatilidade.
O S&P 500 caiu 10% este ano até terça-feira, embora tenha se recuperado na quarta-feira depois que Trump disse que não planejava demitir o presidente do Fed, Jerome Powell.
Griffin, de 56 anos, advertiu que os Estados Unidos colocaram sua marca “em risco” e disse que as tarifas de Trump poderiam ser contraproducentes.
Essas taxas incluem uma tarifa básica de 10% para a maioria dos países e 25% sobre as importações de aço e alumínio.
“As pessoas não vão correr para construir fábricas nos Estados Unidos”, disse Griffin sobre as tarifas. “Com a volatilidade da política, você na verdade prejudica o próprio objetivo que está tentando alcançar.”
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Adeus, Casa Branca? Musk promete se afastar do governo Trump para cuidar da Tesla
Boeing reduz prejuízo no 1º trimestre. Mas há incertezas sobre impacto das tarifas
© 2025 Bloomberg L.P.