Bradesco faz ofensiva em corporate e reforça liderança com ex-head de XP e Itaú BBA

Segundo fontes à Bloomberg Línea, banco comandado por Marcelo Noronha quer avançar em grandes empresas e terá Jonas Paulo, ex-Head Comercial da XP Banco de Atacado, como um dos líderes da área

difício International Plaza, na Avenida Faria Lima, onde fica a sede do Bradesco BBI
10 de Abril, 2025 | 06:39 AM

Bloomberg Línea — Prestes a completar 18 meses sob a liderança do CEO Marcelo Noronha, o Bradesco faz movimentações para crescer também no atendimento a grandes empresas do país.

O segundo maior banco privado do país acaba de contratar Jonas Paulo como um dos novos líderes da área de Large Corporate, segundo fontes com acesso às informações que falaram à Bloomberg Línea. O executivo atuava como sócio e Head Comercial do XP Banco de Atacado, comandado por José Berenguer.

PUBLICIDADE

No Bradesco, o segmento responde por empresas com faturamento anual de R$ 1 bilhão a R$ 5 bilhões. O executivo vai responder ao Diretor de Large Corporate, Carlos Pedras.

A chegada de Paulo, que ajudou a montar a área que atende médias e grandes empresas - Middle Market, Corporate e Large Corporate - no banco da XP, está alinhada ao plano estratégico de Noronha de recrutar lideranças de fora do banco para ajudar a estimular uma nova cultura no Bradesco, segundo as fontes, que pediram para não serem identificadas ao tratar de assuntos privados.

Leia mais: Marcelo Noronha quer tornar o Bradesco mais rentável. Mas será no ‘nosso ritmo’

PUBLICIDADE

Há cerca de um ano, o Bradesco trouxe a executiva Silvana Machado, ex-Advent, como VP de Recursos Humanos: ela se tornou a primeira mulher no comitê executivo do banco, segundo divulgado à época.

Antes da XP, em que atuava desde meados de 2020, de acordo com o seu perfil no LinkedIn, Jonas Paulo trabalhou mais de dez anos no Itaú BBA, também em cargos de liderança na área de empresas.

Segundo fontes do mercado, o Bradesco enxerga no atendimento a grandes empresas um caminho para reforçar a rentabilidade e o crescimento, a exemplo de outras instituições.

PUBLICIDADE

No último ano, o segmento de grandes empresas respondeu por 35,9% da carteira de crédito do banco, abaixo do patamar de 42,4% em 2020, segundo o último resultado financeiro.

Leia também

Bradesco BBI contrata ex-Itaú BBA para chefiar mercado de capitais, dizem fontes

Bradesco: tesouraria tem desempenho acima da média com trading e arbitragem, diz CEO

Marcelo Sakate

Marcelo Sakate é editor-chefe da Bloomberg Línea no Brasil. Anteriormente, foi editor da EXAME e do CNN Brasil Business, repórter sênior da Veja e chefe de reportagem de economia da Folha de S. Paulo.