Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!
A maior disponibilidade de alternativas de crédito, como o consignado privado, e a disposição de varejistas de apostar em eletrodomésticos podem evitar uma queda nas vendas de bens duráveis em 2025, mesmo diante das taxas de juros elevadas e das incertezas no cenário internacional.
Essa é a visão de Gustavo Ambar, VP para a América Latina e General Manager da operação brasileira da Whirlpool, gigante global de eletrodomésticos dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.
Em entrevista à Bloomberg Línea, o executivo disse que a procura de consumidores por eletrodomésticos mais modernos, e com maior eficiência energética, pode ajudar a manter a demanda aquecida.
O executivo também disse que a companhia e a associação do setor, a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), estão em negociação com o governo federal sobre eventuais subsídios e outras alternativas, a fim de evitar uma desaceleração da indústria. “Estamos trabalhando com o governo para que destrave alternativas de auxílio ao consumo”, contou.
⇒ Leia mais: Whirlpool aposta em crédito e ajuda do governo para aquecer vendas, diz VP

No radar dos mercados
As ações europeias operam em alta nesta quinta-feira (10 de abril) após o presidente americano, Donald Trump, recuar em seu plano de tarifas, adiadas por 90 dias para a maioria dos países, embora não para a China.
- Volkswagen sente efeito das tarifas. O lucro da montadora foi de € 2,8 bilhões no primeiro trimestre, com os primeiros efeitos das tarifas dos EUA, que devem aumentar os custos. O valor, abaixo dos € 4,6 bilhões de um ano atrás, foi significativamente menor que as expectativas do mercado
- Consequências das tarifas. O cofundador da Oaktree Capital, Howard Mark, diz que as tarifas de Trump “são altamente análogas ao Brexit” e alerta que revertê-las ainda pode ter consequências. “Os eventos da semana passada nos lembram os eventos de 2008 e a crise financeira global”, disse.
- Sistema de direção com IA. A Nissan unirá forças com a startup Wayve Technologies, apoiada pelo SoftBank, para a próxima geração de seu sistema de assistência ao motorista ProPilot, que será introduzido nos veículos daqui a aproximadamente dois anos.
→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas ontem (09/04): Dow Jones Industrials (+7,87%), S&P 500 (+9,52%) Nasdaq Composite (+12,16%), Stoxx 600 (-3,50%), Ibovespa (+3,12%)
LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →
🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →
Destaques da Bloomberg Línea:
• Santander Asset adota cautela com Trump e vê Selic em 14,75% ao ano
• Trump recua e suspende por 90 dias tarifas extras de países que não retaliaram
• Trump disse que hoje seria um ‘ótimo momento para comprar’. Ele estava certo
→ E mais na versão e-mail do Breakfast:
• Também é importante: Meta enfrenta julgamento que questiona a compra do Instagram e do WhatsApp | Dr. Consulta traz Nelson Teich para o conselho e mira avanço em indicadores clínicos
• Opinião Bloomberg: Com tarifas ou não, futuro do mercado de trabalho está na saúde, e não na indústria
• Para não ficar de fora: R2-D2 da vida real? Samsung e Google lançam robô móvel com IA e projetor de imagens
⇒ Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.