Riscos e incertezas: ‘mode on’

Também no Breakfast: Michael Bloomberg e o risco de um colapso fiscal americano | A proposta da Amazon para ficar com o TikTok nos EUA | Possível saída de Musk do governo anima investidor da Tesla

Por

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Por um breve momento, parecia que os piores temores de Wall Street em relação aos planos tarifários de Donald Trump estavam equivocados - e uma manifestação de alívio começou a se espalhar.

Mas quando ele estava no jardim da Casa Branca na tarde de quarta-feira e apontou para um cartaz enorme com as taxas que ele vai aplicar sobre as importações dos parceiros comerciais dos EUA, a realidade se impôs: ele vai intensificar significativamente sua guerra comercial, exatamente como havia dito que faria.

Os futuros de ações em Nova York despencaram, o dólar caiu, os títulos do Tesouro saltaram e o ouro atingiu um novo recorde, à medida que os investidores se voltaram para refúgios de risco.

“É definitivamente mais agressivo do que as pessoas esperavam”, disse Brad Bechtel, chefe de câmbio da Jefferies Financial Group, em Nova York. “É um ciclo de destruição maior para o resto do mundo.”

A iniciativa de Trump de reverter o comércio global em uma tentativa de reforçar a produção doméstica com efeitos esperados de longo prazo abalou os mercados ao ameaçar derrubar a economia mundial, reacender a inflação e paralisar o crescimento nos EUA, com impacto sobre as empresas.

“Isso é negativo para o risco”, disse Priya Misra, gestora de portfólio da JPMorgan Asset Management. “De modo geral, o que ele detalhou é estagflacionário”, disse. “E a incerteza ainda não acabou.”

⇒ Leia mais: Tarifas de Trump reforçam ameaça à economia global e aceleram ajuste aos riscos

No radar dos mercados

As ações europeias operam em forte queda nesta quinta-feira (3) depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas mais altas contra seus parceiros comerciais, incluindo uma taxa de 20% para a União Europeia.

- Siemens aumenta aposta em IA. A empresa concordou em adquirir a Dotmatics por US$ 5,1 bilhões como parte de um esforço para fornecer mais software de inteligência artificial para empresas de ciências da vida. A transação deverá ser concluída no primeiro semestre do ano fiscal de 2026.

- Stellantis de olho em ativos. A fabricante italiana de peças automotivas CLN-Coils Lamiere Nastri está em negociações para vender fábricas no Brasil e na Polônia para a Stellantis como parte de um plano para reduzir sua dívida, segundo fontes falaram à Bloomberg News.

- Tarifas sobre montadoras. A Volkswagen planeja repassar o custo das taxas de importação nos preços de seus veículos enviados para os EUA, o que indica que as tarifas automotivas de 25% de Donald Trump terão um efeito imediato sobre a maior montadora da Europa.

Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas ontem (02/04): Dow Jones Industrials (+0,56%), S&P 500 (+0,61%), Nasdaq Composite (+0,87%), Stoxx 600 (-0,50%), Ibovespa (+0,03%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Produtos brasileiros terão 10% de taxação, diz Trump sobre tarifas recíprocas

Na ‘Dubai brasileira’, empresa prevê torre residencial mais alta do mundo

Startup Merama capta US$ 215 milhões, atrai Marcel Telles, da 3G, e mira aquisições

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Aposta do SoftBank, fintech indiana Juspay chega ao Brasil de olho em pagamentos | Amazon faz oferta de última hora para comprar o TikTok nos EUA, segundo jornal

• Opinião Bloomberg: Michael Bloomberg: os EUA estão a caminho de um colapso fiscal

• Para não ficar de fora: Rumor sobre saída de Musk do governo ofusca novos dados negativos da Tesla

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)