O Nubank foi reconhecido como a terceira empresa mais inovadora do mundo em 2025 e a mais inovadora na categoria Finanças pela revista norte-americana Fast Company. A publicação destaca anualmente companhias que moldam o futuro por meio da inovação.
Nos últimos dez anos, nenhuma outra instituição financeira apareceu tantas vezes no ranking global. Em 2024, 2023 e 2019, o Nu esteve entre as 50 mais inovadoras do mundo e, em 2018, foi incluído na lista da América Latina. É ainda a única instituição financeira da região a figurar historicamente na lista principal.
Para David Vélez, fundador e CEO, o grande diferencial é o foco no cliente. “No Nu, sempre vinculamos inovação a impacto e propósito. Antecipamos as necessidades dos clientes para criar soluções que simplificam suas vidas e os ajudam a tomar melhores decisões,” afirma.
Inovação orientada por impacto
O Nubank nasceu em 2013 com uma proposta totalmente inovadora: um cartão de crédito roxo, sem tarifas, gerenciado de forma transparente por um aplicativo. Com um modelo de negócios 100% digital, era capaz de repassar seus baixos custos operacionais em forma de vantagens financeiras para os clientes. Inovou também ao priorizar atendimento de excelência em uma indústria até então conhecida pela burocracia.
“Temos orgulho de ter iniciado uma revolução nos serviços financeiros, estabelecendo um novo padrão na América Latina – digital, eficiente e com um atendimento de excelência. Este é apenas o começo do que podemos alcançar", diz Vélez.
O Nu chegou aos primeiros 10 milhões de clientes em 2019 e, 5 anos depois, já eram mais de 100 milhões. Atraiu não apenas usuários, que viram no Nu a melhor escolha de instituição financeira, mas também talentos globais que desejam trabalhar na empresa, apaixonados pela missão de continuar revolucionando o setor na América Latina e causar impacto real.
Vélez explica que essa seleção de talentos é chave para manter a cultura de inovação e vontade de fazer diferente, mesmo doze anos depois da fundação. São eles que criam os produtos, pensados sob a máxima de serem “fundamentalmente diferentes”, e não apenas “um pouco melhores”.
Após o lançamento, o sucesso é medido por padrões rigorosos. Além do Net Promoter Score (NPS), o Nubank utiliza a métrica Sean Ellis, que mede a aderência das soluções ao mercado (o conhecido product-market-fi) com uma pergunta simples: “Se este produto deixasse de existir amanhã, você ficaria muito desapontado?” Segundo a metodologia tradicional, pelo menos 40% dos clientes precisam responder “sim” para que um produto continue ativo. Caso contrário, ele é reavaliado. No Nu, a nota de corte é de 50%.
Produtos para a família toda
Com os clientes no centro das operações, o Nubank criou um ecossistema que atende a todos os perfis – do mercado de massa à alta renda, de jovens a partir de 10 anos à população idosa, pequenos empreendedores a grandes empresas.
Foi exatamente essa capacidade de se adaptar a diferentes públicos que alçou o Nu ao posto no top 3 global em 2025 da Fast Company. A revista americana destacou, neste ano, as soluções financeiras para as famílias, incluindo crianças e adolescentes.
O Nubank atende hoje a mais de 3 milhões de jovens de 10 a 17 anos, e outras centenas de milhares que começaram com os produtos para menores de 18, cresceram, e hoje já têm acesso ao pacote oferecido aos adultos.
A conta para menores permite que tenham seu próprio cartão de débito, realizem Pix e transferências, criem Caixinhas para guardar dinheiro, além de oferecer controle parental para que responsáveis acompanhem movimentações financeiras.
“Nossos produtos para menores de 18 anos visam promover a educação financeira com autonomia para os jovens, enquanto fornecem aos pais as ferramentas de supervisão necessárias,” afirma Vélez. Como resultado, 27% dos clientes menores de 18 anos já economizam dinheiro com Caixinhas, e 81% deles fizeram mais de um depósito. “Isso indica que estão construindo hábitos financeiros saudáveis, o que nos orgulha e nos encoraja a continuar inovando com propósito,” diz o CEO.
Cinco anos no ranking
O Nubank tem sido destaque na Fast Company ao longo dos anos por diferentes inovações:
- 2018 – Reconhecido como a 3ª empresa mais inovadora da América Latina por criar uma alternativa digital e sem tarifas às altas taxas de cartão de crédito no Brasil.
- 2019 – Primeira aparição no ranking global, destacando-se por desburocratizar serviços financeiros
- 2023 – Reconhecimento global e liderança na América Latina pelo desenvolvimento das Caixinhas, solução inovadora para economizar de forma prática, organizada e ligada a objetivos concretos.
- 2024 – Primeiro lugar na lista da América Latina e inclusão na lista global por inovações em segurança como o Modo Rua, que permite estabelecer limites de transferências mais baixos quando o cliente estiver fora de casa.
- 2025 – Eleito a terceira empresa mais inovadora do mundo e a líder em finanças, por sua capacidade em oferecer produtos inovadores para toda a família, inclusive para a nova geração.