A Geração Z e o futuro das buscas online

Também no Breakfast: Bolha das ‘pontocom’ volta a assombrar o mercado de IA | A preocupação sobre a taxa de Trump aos navios chineses | O investimento da Prosus em uma startup brasileira de agentes de IA

Por

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

A popularidade de redes sociais como o TikTok entre a Geração Z e o surgimento de plataformas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, da OpenAI, têm levantado dúvidas entre analistas nos últimos anos sobre a capacidade do Google de manter a sua posição dominante na internet.

Para Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, essas preocupações não refletem a realidade dos números da empresa e de como a audiência dos serviços da companhia tem se comportado.

Um exemplo disso é a quantidade de buscas feitas anualmente na plataforma. Em 2024, os usuários fizeram mais de 5 trilhões de pesquisas no buscador, segundo Coelho, em entrevista à Bloomberg Línea. É a primeira vez que o Google divulga o dado.

“O Google Search continua crescendo. E uma coisa incrível é que 15% das buscas que são feitas todos os dias jamais foram feitas antes”, afirma Coelho, que lidera a operação brasileira há 14 anos dos 20 anos em que o Google está presente no país.

Os dados, antecipados à Bloomberg Línea, serão apresentados nesta terça-feira (25), no Think with Google, em São Paulo, evento em que a gigante de tecnologia recebe anunciantes e agências de publicidade para mostrar como os seus produtos podem contribuir para os negócios.

⇒ Leia mais: Google realiza 5 trilhões de buscas e mantém força na Geração Z, diz CEO no Brasil

No radar dos mercados

As ações europeias acompanham os ganhos da Shell e operam em alta nesta terça-feira (25). O petróleo manteve a trajetória de alta depois que o presidente Donald Trump ameaçou punir qualquer nação que comprasse petróleo bruto da Venezuela com uma tarifa de 25%.

- HSBC ajusta o foco. O banco pretende expandir significativamente suas operações de investimento na Ásia e no Oriente Médio após encerrar negócios considerados chave na Europa e nos EUA, afirmou o CEO, Georges Elhedery, em entrevista à Bloomberg TV.

- Tesla volta a recuar. As vendas da montadora caíram 43% nos últimos 12 meses na Europa na contramão do aumento de 31% nas matrículas de veículos elétricos no setor. A postura política de Musk e a transição do principal modelo da montadora têm sido grandes obstáculos.

- Alibaba alerta para bolha. O cofundador e vice-presidente executivo do grupo, Joe Tsai, alertou sobre a possível formação de uma bolha na construção de data centers, já que o ritmo acelerado dessas instalações pode superar a demanda inicial por serviços de inteligência artificial (IA).

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas ontem (24/03): Dow Jones Industrials (+1,42%), S&P 500 (+1,68%), Nasdaq Composite (+2,27%), Stoxx 600 (-0,13%), Ibovespa (-0,77%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Bolha das ‘pontocom’ chega aos 25 anos e assombra mercado de IA em queda

Taxa do governo Trump a navios chineses ameaça desordenar o comércio global

BYD supera Tesla com receita de US$ 107 bi. Mas ainda fica atrás no valuation

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Prosus investe em startup brasileira que mira ser um hub de agentes de IA para saúde | Ozempic 2.0? Novo paga até US$ 2 bi à United Labs por medicamento para a obesidade

• Opinião Bloomberg: Por que a Apple deveria voltar às raízes para salvar seu projeto de IA para o iPhone

• Para não ficar de fora: Sala VIP mais cara: United Airlines aumenta tarifas para reduzir superlotação

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)